Edit Template

PSD acusa Câmara de Santa Cruz das Flores de “laxismo e desinteresse”

A presidente da Comissão Política Concelhia (CPC) de Santa Cruz das Flores do PSD/Açores, Cecília Estácio, afirmou ontem que o “desgaste financeiro” do Município de Santa Cruz das Flores, confirmado por uma auditoria do Tribunal de Contas (TdC), revela que o executivo socialista “não serve os interesses do concelho”.
“A auditoria do TdC não deixa margem para dúvidas: há uma progressiva erosão dos fundos próprios do Município, por acumulação de sucessivos resultados líquidos negativos, desde 2021, ascendendo até 2023 a cerca de 2,5 milhões de euros. Comprova-se que o executivo do PS não serve os interesses de Santa Cruz, muito menos impulsiona o progresso da ilha das Flores”, afirmou.
Cecília Estácio lamentou “a forte dependência da autarquia de verbas provenientes do Orçamento do Estado, não sendo capaz de produzir receita própria, refletindo o laxismo e desinteresse do executivo socialista da Câmara Municipal pelo desenvolvimento de Santa Cruz das Flores”.
De acordo com a auditoria do TdC, “em 2023, as despesas de investimento ascenderam a 281 mil euros – o correspondente a 9% da despesa total -, face a um montante anual previsto na ordem dos 2,2 milhões de euros, resultando numa execução orçamental de apenas 53,7%”.
Para além da “visível má gestão”, adiantou a social-democrata, “a auditoria detetou que os abonos aos eleitos locais se cifram em 148,7 mil euros, verificando-se pagamentos em excesso, acima do legalmente previsto, a que acrescem outros montantes sem a devida autorização legal da Assembleia Municipal”.
Para Cecília Estácio, “também o presidente da Assembleia Municipal foi incapaz e irresponsável, na medida em que não foi diligente nas funções e atribuições do órgão a que lidera”, criticou.
A responsável pela CPC de Santa Cruz das Flores do PSD/Açores entende, assim, que “a instabilidade financeira e o descontrolo dos procedimentos por parte do executivo municipal socialista promoveram o declínio financeiro, para prejuízo de um concelho que se pretende dinâmico, motivado e pujante”.

Edit Template
Notícias Recentes
Terra Nostra lança colecção de roupa Happy Cowllection
Arquinteto em concerto na Ermida de São Pedro nos Fenais da Luz
Chega exige transparência sobre dados do goraz nos Açores
Presidente da Assembleia Legislativa manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória em Lisboa
André Franqueira Rodrigues salienta “reforço do compromisso da Comissão das Pescas com as Regiões Ultraperiféricas no Orçamento para 2026”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores