Edit Template

Ideias Há Muitas – A corrida das nações

A América atual, cujo status não agrada a todos, reflete afinal um mundo que muitos não conheciam – ou que não queriam ver – até há bem pouco tempo. Isto deriva, muito, da revolução que os média à volta do mundo proporcionaram e permitiram: acesso fácil, gratuito e generalizado à informação que sucedia em qualquer ponto do planeta.
Habituados a não saber das realidades que aconteciam no outro lado do mundo, a não ser através de expedições científicas ou celebrações internacionais de grande dimensão que aconteciam em países que viviam fechados sobre si próprios, sem contato com o exterior ou com as grandes agências democráticas internacionais, nomeadamente as democracias do Ocidente, essa realidade foi mudando à medida que as relações económicas foram evoluindo positivamente para ambos os lados.
Em 1989 cai o muro de Berlim e a fissão entre Ocidente e Leste cai com ele. Mas a integração do Leste foi irreparavelmente deficitária, uma revolução social e cultural que promoveu um mundo sem fronteiras ao nível das trocas e relações comerciais, económicas, intelectuais e académicas. As mudanças políticas tardaram.
Por outro lado, as nações competem entre si, por vezes de forma drástica umas com as outras o que leva a tomadas de posição que não vão ao encontro da estabilidade e das relações pacíficas.
Por isso vivemos num mundo agitado e à procura de se redefinir e de estabelecer novas metas estratégicas e territoriais. Não vai parar por aqui. Temos de estar muito preparados e atentos aos fenómenos que vão acontecer nos próximos anos: conflitos locais, corrida aos recursos, acesso a comida e água potável, inteligência artificial, alterações climáticas, entre tantos outros desafios.

Luís Soares Almeida*

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Castro diz que mercado limitado nos Açores dificulta privatização do handling do Grupo SATA
Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com recuperação do Paul do Belo Jardim
Consumo de electricidade nos Açores sobe 1,6% em 2025 e atinge 821,6 GWh
Apoios do Mar 2030 retidos: Executivo diz que o IFAP ainda não processou pagamentos após transferências regionais já efectuadas
novobanco dos Açores promove sessão de esclarecimento sobre o Programa Capital Participativo Açores II
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores