Edit Template

Peregrinos de Esperança

A vida presente, cheia de desafios e tribulações, pode parecer por vezes um caminho árduo e difícil. Contudo, quando compreendemos que ela nos conduz a uma grande meta que vale mesmo a pena, torna-se muito mais fácil vivê-la e aceitá-la como ela é e não como gostaríamos que fosse.
Esta meta é uma promessa que nos ultrapassa, uma realidade que dá sentido às nossas dores e alegrias porque dá sentido a toda a nossa vida. Para nós, cristãos, essa promessa feita por Jesus Cristo é a vida eterna em comunhão com Deus.
Pela fé, sabemos que temos um futuro certo. Não somos entregues ao vazio, nem ao desespero de uma existência sem sentido. A nossa vida, com todas as suas vicissitudes, é atravessada por uma esperança firme: a redenção operada por Cristo.
Ele é o caminho que nos conduz ao Pai, e é n’Ele que encontramos a garantia de que a morte não é o fim de tudo. Esta certeza é o que diferencia a esperança cristã de um mero desejo ou otimismo humano.
Somente quando o futuro é certo é que o presente pode ser transformado. Esta esperança projeta luz sobre cada instante da nossa vida. Mesmo nas situações mais sombrias, a fé no que há-de vir permite-nos caminhar com coragem e perseverança. Saber que somos chamados a algo maior modifica as nossas prioridades e a maneira como enfrentamos o quotidiano.
Quem vive com esta esperança vive de um modo diferente: possui uma vida nova, marcada pela paz, pela alegria e pela generosidade. Esta é a esperança que nos salva: não faz desaparecer as dificuldades do presente, mas ajuda-nos a olhar para elas com um sentido profundo e com a certeza de que elas não têm a última palavra na nossa vida.
Assim, vivemos como “peregrinos de esperança” (tema do Jubileu que estamos a viver) que caminham para a casa do Pai, sustentados pela certeza de que seremos plenamente realizados n’Ele.

Pe. Rodrigo Lynce de Faria

Edit Template
Notícias Recentes
Aumentos de preços fazem disparara inflação nos Açores
Ana Bacalhau, Mafalda Veiga, Carlos Alberto Moniz e Pauleta são atracções dos Açores na BTL
Governo pensa privatizar Teatro Micaelense, Atlânticoline, Portos dos Açores e Lotaçor
Realizadora francesa Fanny Ardant vai rodar longa metragem em S. Miguel com Depardieu
Bolieiro diz que queda do governo vai provocar “atrasos em tudo”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores