Edit Template

Bolieiro pede maior justiça financeira para a região

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu quarta-feira, no Palácio de Sant’Ana, o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, no âmbito da visita oficial deste aos Açores.
O líder do executivo açoriano destacou a importância do relacionamento entre a autonomia regional e o Estado português, salientando a necessidade de reforçar a autonomia política da Região.
“É fundamental que em cada revisão da Constituição possamos consolidar e aprofundar a autonomia das nossas regiões”, afirmou.
O governante defendeu ainda que cada revisão da Constituição da República deve ser encarada como uma oportunidade para aprofundar esse estatuto, tanto para os Açores como para a Madeira.
José Manuel Bolieiro alertou para a importância de garantir estabilidade, previsibilidade e regularidade na autonomia financeira da Região, apontando que as recentes revisões da Lei de Finanças das Regiões Autónomas representaram um retrocesso.
“Infelizmente, temos assistido a uma diminuição da capacidade financeira das regiões autónomas, algo que consideramos injusto e desproporcional”, sublinhou José Manuel Bolieiro.
Outro tema abordado foi a necessidade de uma maior atenção do Estado relativamente aos serviços periféricos nas regiões autónomas, em particular na segurança interna.
O governante sublinhou a importância de reforçar os meios e recursos humanos das forças de segurança, assegurando uma presença policial eficaz em todas as ilhas do arquipélago.
“Precisamos de uma resposta adequada às nossas especificidades geográficas, garantindo segurança e tranquilidade a todos os açorianos”, defendeu o Presidente do Governo dos Açores.
José Pedro Aguiar-Branco iniciou a sua visita oficial aos Açores na ilha do Faial, onde visitou o Parlamento Regional, assistiu à assinatura do Memorando de Entendimento do Programa Blue Azores e deslocou-se ao Instituto Okeanos da Universidade dos Açores. Já em São Miguel, proferiu uma intervenção sobre “Democracia e Participação”, evento que contou com a presença de José Manuel Bolieiro, culminando a visita com a audiência no Palácio de Sant’Ana.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores