Edit Template

Chega-Açores questiona controlo da venda de medicamentos da diabetes

O Chega/Açores questionou o controlo da venda medicamentos para o tratamento da diabetes numa altura em que os médicos fazem a sua prescrição para o combate à obesidade.
Os parlamentares querem saber, no âmbito de um requerimento enviado ao parlamento dos Açores, se existem “sanções quando são detetadas prescrições dos medicamentos referidos, sem ser para a sua principal função medicamentosa”.
O partido questiona se tem sido evitada a rutura de ‘stock’ dos referidos medicamentos na região e se o Governo Regional tem conhecimento de queixas de doentes diabéticos devido à falta dos referidos medicamentos nas farmácias da região.
A deputada Olivéria Santos, citada em nota de imprensa, refere que “é preocupante saber que há diabéticos que não estão a ter acesso a medicamentos fundamentais para controlarem a sua doença, porque estes estão a ser usados para fins estéticos”.
A parlamentar considera que “tem de haver meios de controlar o uso que se dá a medicamentos essenciais para determinadas doenças” e “averiguar quem faz essas prescrições de um medicamento sem ser para a sua função essencial”, defendendo sanções.
Olivéria Santos diz que a comparticipação em 90% desses medicamentos por parte do Estado “é essencial para tratar uma doença crónica como a diabetes, mas não pode ter a mesma comparticipação se os mesmos medicamentos forem usados para fins estéticos”

Edit Template
Notícias Recentes
José Manuel Bolieiro recebe Casa do Povo de Santa Bárbara na celebração da 10.ª edição da “Academia Oeste”
Detenção de 3 suspeitos de Tráfico de estupefacientes na Praia da Vitória
“No Trilho” é o novo videoclipe do músico Açoriano Rafael Carvalho
Renato Cordeiro lança seu livro “Ruralidade Micaelense” na Igreja Matriz de São Sebastião a 10 de Julho
Povoação festeja aniversário do concelho e faz homenagem a Mota Amaral
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores