Edit Template

Governo anuncia dois novos Raios-X para a Terceira

A Unidade de Saúde da Ilha Terceira foi recentemente apetrechada com dois novos equipamentos para realização de Raio-X, que vieram substituir os anteriores, com cerca de 20 anos, que estavam “completamente obsoletos”, afirma Mónica Seidi, Secretária Regional com a tutela da Saúde.
O investimento realizado nestes equipamentos está calculado em 450 mil euros, tendo exigido, além da aquisição dos equipamentos, algumas pequenas obras para acomodação dos mesmos.
A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social não tem dúvidas que “o investimento realizado na Unidade de Saúde de Ilha da Terceira demonstra o empenho nos cuidados de saúde prestados aos terceirenses, tanto no concelho de Angra do Heroísmo como no da Praia da Vitória”.
A governante acredita que o investimento “não só valeu a pena pelas pessoas que auxilia como pelo contributo para os números que existem a nível da atividade assistencial, uma vez que se encontra um aumento significativo nas consultas médicas, de enfermagem, de psicologia e de medicina dentária”.
“Posso especificar que, ao nível das consultas médicas, por exemplo, estamos acima das 90 mil, e nas de enfermagem acima das 198 mil, que é um número extraordinário, apenas possível com o esforço dos profissionais de saúde”, vincou.
Mónica Seidi acrescenta que estes “resultados nascem de uma estratégia que acredita não apenas no investimento em equipamentos, mas, acima de tudo, num investimento muito sério nas pessoas, com a contratação de profissionais de saúde, nomeadamente de psicólogos”, mas não só.
Nesse sentido, a governante anunciou ainda “a contratação de mais um médico de família, o que permitirá a abertura do segundo Núcleo de Saúde Familiar na Ribeirinha, tal como já acontece em São Sebastião, São Mateus e Lajes”.
Mónica Seidi destacou também a presença diária de mais uma enfermeira na freguesia da Feteira, o que já permitiu, desde 10 de fevereiro, a realização de 57 atendimentos aos utentes daquela freguesia, o que significa uma melhoria substancial nos cuidados de saúde de proximidade.

PSD elogia investimentos
na Terceira

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Terceira sublinharam ontem “os mais de 5,6 milhões de investimentos em equipamentos feitos, desde 2021, no Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), que conta igualmente com novas valências”, refutando ainda “os ataques e as críticas vis de que tem sido alvo a gestão do Serviço Regional de Saúde”.
Segundo Paulo Gomes, deputado terceirense do PSD e vice-presidente da bancada social-democrata na ALRAA, “foram investidos sensivelmente 1,1 milhões em 2021, mais 1,5 milhões em 2022, em 2023 foram mais de 1,8 milhões, e o ano passado o investimento em equipamentos médicos no HSEIT foi de 1,1 milhões, num total de 5 milhões 622 mil euros”, elencou.
“Também no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) há uma longa lista de equipamentos adquiridos, num investimento de mais de 2,6 milhões de euros que, além da sua aquisição permitiram dar formação a técnicos na área da Imagiologia e também para os médicos cardiologistas, e que a breve prazo vão assegurar a realização de exames como AngioTAC cardíaca no HSEIT”, salientou o deputado.

Edit Template
Notícias Recentes
Deputados não se entendem na comissão de inquérito ao HDES
Cerca de 30 mil açorianos recebem abono de família
Dois mortos em acidente de viação na via rápida da Lagoa
Temu entrega encomendas nos Açores com os CTT
Governo anuncia dois novos Raios-X para a Terceira
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores