Edit Template

Artur Lima destaca “oportunidades de exportação de produtos açorianos para a China”

O Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, destacou a capacidade dos Açores para se afirmarem no panorama europeu e internacional como uma Região capaz de atrair investimento externo significativo.
O arquipélago posiciona-se “como um inegável centro para a investigação de alto-nível o investimento vantajoso no Oceano Atlântico”, salientou, por ocasião da visita oficial de três dias do Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang.
A visita da Embaixada da China em Portugal, acompanhada de uma delegação comercial, representou uma oportunidade para “mostrar exatamente aquilo que nós somos e aquilo que nós temos”, em plena articulação com o tecido empresarial, agrícola, científico e tecnológico dos Açores, sublinhou Artur Lima.
Das reuniões e encontros realizados neste âmbito, resultaram novas possibilidades de captação de investimento estrangeiro, mas também “oportunidades de exportação de produtos açorianos para a China”, vincou o governante.
A Vice-Presidência organizou a deslocação oficial, através da sua Direção de Serviços de Captação de Investimento. Na ilha de São Miguel, o Embaixador Zhao Bentang e os 12 empresários presentes reuniram com a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e com a Federação Agrícola dos Açores, tendo conhecido ainda o Centro de Fabrico dos Açores. No segundo dia, o Embaixador visitou a Universidade dos Açores, durante a visita da comitiva empresarial ao Parque Nonagon. Ao longo do terceiro dia, a Câmara de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo acolheu a missão daquele país, realizando-se posteriormente uma visita à Fruter-Açores.
Esta deslocação oficial constituiu-se como uma oportunidade maior de demonstrar as valências singulares da Região. As partes aprofundaram perspetivas comerciais em diversos domínios, como a produção de lacticínios e seus derivados, aquacultura e ciência.
Neste sentido, Artur Lima relevou a aposta e “investimento substancial no desenvolvimento científico e tecnológico dos Açores”, num contexto global de constante inovação.
O Vice-Presidente do Governo dos Açores referiu a centralidade da Universidade dos Açores na estratégia em curso, “uma instituição fundacional para o crescimento integrado e sustentável da Região, e ainda um pilar central na projeção internacional dos Açores”.
Em relação às possibilidades de cooperação com a China, o Vice-Presidente do Governo salientou que a Região recebe “sempre de braços abertos quem quer ajudar os Açores e quem quer ajudar a nossa economia”.
Nesse sentido, lançou um repto aos empresários e empreendedores açorianos para quese potencie as oportunidades apresentadas por esta visita empresarial. O objetivo é o de que este “primeiro passo” no estabelecimento de relações comerciais abra “outros mercados à nossa economia”, concluiu Artur Lima.
Esta é a terceira deslocação do Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, aos Açores. Na sequência das audiências com o Embaixador, foi abordada a possibilidade de geminação entre a Região Autónoma dos Açores e a Província de Shandong, polo chinês de atividade agrícola e economia marinha.
Ao Governo dos Açores, foi ainda dirigido um convite para visitar a China no futuro. “Vamos aproveitar todas e quaisquer oportunidades de investimento, captação de investimento e de dinamizar a economia dos Açores”, vincou o Vice-Presidente do Governo, conclui nota do governo dos Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores