Edit Template

Hospital da Horta vai ter Ressonância Magnética

O Hospital da Horta vai ser dotado, pela primeira vez, de um equipamento de Ressonância Magnética Nuclear (RMN).
Segundo a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, “o novo equipamento permitirá a realização de exames até então inexistentes naquela unidade hospitalar e que obrigavam à deslocação dos utentes para outra ilha”.
“Além disso, passa a ter também a possibilidade da realização de exames com recurso a técnicas inovadoras. Paralelamente, o Hospital da Horta será ainda este ano equipado com um novo aparelho de TAC (Tomografia Axial Computadorizada)”, anuncia a governante.
“Do ponto de vista do investimento em equipamentos, com os governos de coligação, passámos de 1,74 milhões, entre 2017 e 2020, para cerca de 5,5 milhões, entre 2021 e a presente data, ou seja, um crescimento muito expressivo”, salienta ainda.
Naquele hospital, a partir de 17 de março, irá iniciar-se a empreitada de intervenção no Bloco Operatório e Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos (Recobro), intervenção esta que implicará a deslocalização da Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos.
“A atividade do Bloco Operatório ficará condicionada, uma situação que, apesar do inconveniente e transtorno causados, significa que estamos a fazer progressos e a verdade é que a obra está a cumprir os prazos e isso deixa-nos muito satisfeitos”, assinala Mónica Seidi.
Por outro lado, acrescenta, “a intervenção feita no primeiro internamento encontra-se já na sua fase final e a zona da Consulta Externa, que também foi alvo de melhorias, já reabriu na sua totalidade no passado dia 25 de fevereiro. Também em fase final, está a intervenção na casa mortuária, uma obra de enorme importância social”.
Segundo Mónica Seidi, os investimentos e as obras que decorrem atualmente no Hospital da Horta vêm corrigir situações que se arrastavam há mais de uma década e que condicionavam a prestação de cuidados de saúde aos utentes da sua área de abrangência.
“Em termos de infraestruturas, a obra que decorre neste momento no Hospital da Horta terá como resultado a melhoria da eficiência energética com a troca de caixilharia e colocação de ar condicionado. Trará, também, mais segurança e qualidade com a substituição de toda a rede de água, rede elétrica e de quadros elétricos bem como a substituição da caldeira, que tem 20 anos”, concluiu.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina do Canto Tavares afirma que “Casa Manaias oferece dignidade e combate os estigmas sociais”
Judo açoriano em evidência no Campeonato Nacional de Juvenis
Pedro Nascimento Cabral lança primeira pedra para 12 habitações em São Sebastião
Fim-de-semana com bom tempo, mas atenção às poeiras do Saara
Detido suspeito do crime de posse de arma proibida em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores