Edit Template

Livraria Solmar é um símbolo do “livre pensamento” de Ponta Delgada, diz Pedro Nascimento Cabral

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, esteve presente na comemoração do 34.º aniversário da Livraria Solmar, tendo destacado que o espaço literário constitui-se como um símbolo do “livre pensamento” que prevalece no concelho. “Esta é uma cidade onde impera o livre pensamento, um livre pensamento que também é fomentado por locais como a Livraria Solmar, sempre um ponto de encontro para intelectuais, artistas, escritores e leitores”, afirmou.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada enalteceu, por isso, a profunda dedicação e dinamização cultural que o proprietário José Carlos Oliveira Frias emprestou ao espaço ao longo das suas 34 primaveras e ao próprio município onde está sediado.
“Ponta Delgada não seria a mesma cidade e o mesmo concelho sem este espaço de liberdade que sempre promoveu distintamente a literatura, enquanto abria caminho ao espírito crítico e a que pudéssemos concordar em discordar. Até porque é desta dinâmica e da diversidade de opiniões que a sociedade evolui. É pela palavra e também na elevação da crítica que nos superamos”, partilhou a convicção.
O aniversário da Livraria Solmar coincidiu com o lançamento do livro “Soneto da Separação” do poeta Daniel Gonçalves e Pedro Nascimento Cabral manifestou a sua redobrada satisfação por poder partilhar a ocasião com uma audiência profundamente envolvida com a causa literária e com a liberdade de expressão.
“Com grande apreço, vejo esta plêiade que dá chama e enobrece a longevidade deste magnífico espaço. Acima de tudo, têm voz. A voz que é arma dos inteligentes e que tão necessária é à defesa da cultura e dos poetas”, sublinhou o autarca.
Aproveitando, por isso, a presença de Daniel Gonçalves, Pedro Nascimento Cabral terminou a sua intervenção declamando o poema “A defesa do Poeta” de Natália Correia, que culmina com os emblemáticos e marcantes versos “Ó subalimentados do sonho! A poesia é para comer”.
A cerimónia contou ainda com a intervenção do Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores, José Manuel Bolieiro.
Na Livraria Solmar, que se tornou pequena para acolher tantas pessoas, estiveram também outros governantes, responsáveis políticos, antigos jornalistas, locutores de rádio, escritores, artistas, entre outros habituais clientes e leitores.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores