A Câmara de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, vai atribuir a “Chave de Honra do Município”, a mais alta distinção honorífica municipal, a Berta Cabral, numa cerimónia solene a realizar-se a 2 de Abril, Dia da Cidade, no Coliseu Micaelense.
A proposta para a atribuição da “Chave de Honra do Município” a Berta Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, entre 2002 e 2012, e actual Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, foi aprovada por unanimidade na reunião ordinária na Quarta-feira.
Na mesma reunião, foram aprovadas propostas para a atribuição de outras distinções honoríficas municipais, reconhecendo entidades e personalidades que contribuíram ou contribuem para o progresso e bem-estar social do concelho de Ponta Delgada.
A autarquia decidiu, assim, atribuir a “Medalha de Ouro do Município” à Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, ao Grupo Ilha Verde, à empresa Auto-Viação Micaelense, ao Núcleo das Ilhas de São Miguel e Santa Maria da Liga dos Combatentes, assim como às cooperativas agrícolas do Bom Pastor, Unileite e Agrocapelense.
A mesma distinção receberá a Banda Harmonia Mosteirense, a Banda Fundação Brasileira, a Filarmónica Nossa Senhora das Neves, a Banda Lira Nossa Senhora da Oliveira, a Filarmónica Minerva dos Ginetes e a Filarmónica Lira de São Roque.
A “Medalha de Ouro” será também atribuída à Associação de Futebol de Ponta Delgada, ao Clube União Sportiva, ao Clube Desportivo Santa Clara, ao jornalista José Maria Lopes de Araújo e ao Padre Fernando Cabral Teixeira.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai entregar a “Medalha de Mérito Municipal” ao Marítimo Sport Clube, ao Superintendente-Chefe Jorge Félix Furtado Dias, ao Grupo Folclórico Ilha Verde, ao Grupo Folclórico de São Miguel, ao Grupo Folclórico da Fajã de Baixo e à Banda Lira Sete Cidades.
Por seu turno, o “Diploma de Reconhecimento Municipal” vai ser atribuído ao Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, José Maria Rego, ao Presidente da Junta de Freguesia de São José, Jorge Oliveira, ao Presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara, António Cabral, ao Presidente da Junta de Freguesia da Relva, Pedro Melo, ao Presidente da Junta de Freguesia do Pilar da Bretanha, Duarte Carvalho, ao Presidente da Junta de Freguesia dos Mosteiros, Carlos Cabral, e à Presidente da Junta de Freguesia das Sete Cidades, Cidália Pavão, todos autarcas que atingiram o limite de mandatos.
Serão também alvo da mesma homenagem Luís dos Anjos, antigo Presidente da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, e Pedro Moura, antigo Presidente da Junta de Freguesia de São Roque, que, por razões de vária ordem, deixaram de ocupar o cargo ainda antes de concluírem o último mandato.
O “Diploma de Reconhecimento Municipal” será também entregue ao jornalista Carlos Rodrigues, ao realizador e locutor da Antena 3 Tiago Ribeiro, ao Presidente da Comissão de Treinadores do Comité Olímpico, António Vasconcelos Raposo, ao proprietário da Loja de Artesanato Capote e Capelo, Vítor Melo, ao Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento, ao Grupo Folclórico de Arrifes, e às bandas Morbid Death e Passos Pesados.
A título póstumo, o diploma vai ser ainda atribuído ao anterior Presidente da Junta de Freguesia da Covoada, Mário Serafim da Silva Machado, ao médico nefrologista Eduardo Albergaria Leite Pacheco, ao otorrinolaringologista José Carlos Silveira Soares e ao proprietário da antiga loja Discoteca Vasco, Vasco Correia da Silva.