Edit Template

Artur Lima participou no Bureau Político da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas

O Vice-Presidente do Governo dos Açores integrou a reunião do Bureau Político da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM), que decorreu em Bari, Itália.
“A CPMR é um dos organismos de relevo para a coordenação inter-regional dos Açores a nível europeu. Num contexto de grandes desafios para a União Europeia (UE), é fundamental assegurar eixos de cooperação com regiões que partilham muitos dos mesmos problemas”, afirmou Artur Lima.
Sendo o trabalho desta associação desenvolvido com base nas várias dimensões territoriais marítimas da Europa, através das suas comissões geográficas, o envolvimento da Região “reveste-se de particular importância para a defesa das suas características únicas enquanto Região Ultraperiférica da UE, ao abrigo do art. 349.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE)”, sublinhou o Vice-Presidente do Governo.
Também o Pacto Europeu para os Oceanos em preparação na União Europeia “exige que se encontrem perspectivas de acção comuns a estas regiões, num domínio tão importante para o seu desenvolvimento, quer económico e científico, quer sustentável”, diz Artur Lima.
No decorrer da reunião, foram debatidos temas centrais para as regiões periféricas europeias, como a Política de Coesão, o próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP), a transição ecológica e a energia. O trabalho da CRPM divide-se em cinco áreas: Clima e Energia; Política de Coesão; Assuntos Marítimos; Política de Vizinhança; e Transportes e Acessibilidade. “ “O foco nestas áreas permite que se possa construir uma visão comum da competitividade territorial nas regiões periféricas marítimas, que é depois transmitida às instituições europeias”, afirmou o Vice-Presidente do Governo Regional.
Com a participação da Economista-Chefe da Direcção-geral do Orçamento da Comissão Europeia, Lourdes Acedo Montoya, os presentes no Bureau Político da CRPM tiveram a oportunidade de obter informações sobre o estado de formulação e os desafios que se colocam ao próximo QFP.
Sobre esta temática, Artur Lima sublinhou que “o Quadro Financeiro Plurianual definirá as prioridades da União Europeia nos próximos anos, pelo que a Região tem que garantir que as suas necessidades são salvaguardadas”.
Neste âmbito, o Vice-Presidente do Governo Regional questionou a Economista-Chefe sobre alterações à Política de Coesão, num momento em que se discutem políticas de defesa europeia. Artur Lima salientou a importância dos Açores “não só enquanto Região Ultraperiférica, mas também, e sobretudo, por ser a principal fronteira Atlântica da Europa”. Como tal, “deve ser devidamente valorizada pela União Europeia”, defendeu. O governante recordou ainda que Portugal é um dos membros fundadores da NATO devido à Base das Lajes, localizada na Ilha Terceira.
Terminada a reunião da CRPM, Artur Lima convidou Lourdes Montoya a visitar a Região Autónoma dos Açores, de forma a inteirar-se localmente das suas especificidades, convite este que foi prontamente aceite.
A CRPM reúne mais de 150 regiões que fazem parte das áreas da bacia marítima ou da periferia marítima da Europa, representado mais de 200 milhões de pessoas.

Edit Template
Notícias Recentes
Açores permanecem “a milhas” dos objectivos da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030
IPSS Olhar Poente recebe Prémio Infância 2025
Detido suspeito de violência doméstica contra a sua progenitora no concelho de Ponta Delgada
Grupo Marques celebra 4 anos da marca “Cuidar e Viver” e mantém aposta nos cuidados de saúde e de suporte ao domicílio
Banco de Portugal apresenta o Boletim Económico de Outubro de 2025 na Faculdade de Economia e Gestão da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores