Edit Template

CDS-Açores preocupado com falta de acesso dos antigos combatentes a descontos nos medicamentos

O Grupo Parlamentar do CDS-PP/Açores, através do Deputado Pedro Pinto, tomou a iniciativa de contactar o Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, para resolver o problema que está a impedir os antigos combatentes açorianos de usufruírem dos novos apoios na área da saúde, em vigor desde 1 de Janeiro de 2025, ao abrigo do Estatuto do Antigo Combatente, anunciou o partido.
Entre esses apoios, está incluída a comparticipação de medicamentos.
Recentemente, Pedro Pinto reuniu com o Núcleo dos Antigos Combatentes da ilha Terceira, que expressaram o seu descontentamento com os atrasos verificados.
O deputado do CDS-PP diz que tomou boa nota das suas preocupações e assumiu o compromisso de agir politicamente para dar resposta a esta situação.
“Falámos com o Gabinete do Dr. Nuno Melo porque a demora no acesso dos antigos combatentes dos Açores a estes benefícios é inaceitável. Reforçámos a urgência de ultrapassar os entraves administrativos e informáticos que continuam a bloquear o acesso a direitos que já estão previstos na lei”, explicou Pedro Pinto.
Para o deputado do CDS-PP, é essencial “acabar com esta desigualdade” e garantir “justiça e igualdade entre todos os antigos combatentes, independentemente de onde vivem”.
O Governo da República aprovou, em Setembro de 2024, uma alteração ao Estatuto do Antigo Combatente que assegura comparticipações de 100% nos medicamentos para os antigos combatentes pensionistas e de 90% nos psicofármacos para os que não têm pensão.
Pedro Pinto frisou ainda que esta iniciativa mostra bem o lado social e humano do CDS-PP: “Somos um partido que está atento às necessidades das pessoas, sobretudo de quem serviu o país em tempos difíceis.”
“É fundamental que os antigos combatentes sintam que a sociedade não os esqueceu”, concluiu.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Castro diz que mercado limitado nos Açores dificulta privatização do handling do Grupo SATA
Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com recuperação do Paul do Belo Jardim
Consumo de electricidade nos Açores sobe 1,6% em 2025 e atinge 821,6 GWh
Apoios do Mar 2030 retidos: Executivo diz que o IFAP ainda não processou pagamentos após transferências regionais já efectuadas
novobanco dos Açores promove sessão de esclarecimento sobre o Programa Capital Participativo Açores II
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores