Edit Template

Novo livro de Leonor Sampaio da Silva apresentado no Teatro Micaelense

O Teatro Micaelense acolhe, hoje, dia 30 de Abril, às 18h30, numa parceria com a Livraria Solmar, a apresentação de Passagem Noturna, de Leonor Sampaio da Silva.
O livro, que marca a estreia no romance da autora, foi finalista do Prémio LeYa, em 2023, e é editado pela Dom Quixote.
Sinopse: “Certa noite, um fenómeno natural súbito e inexplicável deixa um hotel completamente isolado e rodeado por uma cratera funda, o que não só resulta numa perda de liberdade de movimentos para os hóspedes (que não podem sair e têm de passar a ocupar posições específicas para não desequilibrarem um edifício em perigo de derrocada), mas também num convívio diário forçado entre pessoas de contextos e gerações muito diferentes que eventualmente nunca chegariam a conhecer-se”.
“O «sinistro» – como virá a ser referida a catástrofe – é pressentido pela filha do Engenheiro responsável pela construção do hotel, uma pré-adolescente que perdeu a mãe em circunstâncias pouco claras dois anos antes; leitora voraz e de imaginação fértil, a Menina Sem Sorte Nenhuma crê que recebeu a mensagem do abalo e, cansada das namoradas do pai, resolve lançar-se numa aventura, pondo-se em contacto com a Guia Turística que se encontra sitiada no hotel”.
“Narrativa polifónica que oferece várias perspectivas da mente e do comportamento humanos num momento de crise – criando tão depressa situações cómicas e absurdas como dolorosas e chocantes – Passagem Noturna, evoca a insularidade e acompanha o destino das personagens ao longo de um período de sete dias que faz pensar no mito da Criação, mas parece caminhar para um desfecho de queda e escuridão. Será assim?”
Leonor Sampaio da Silva é Professora Associada na Universidade dos Açores, onde lecciona disciplinas nas áreas da Cultura, da Literatura, da Escrita e da Tradução. Desempenha actualmente, na mesma universidade, os cargos de coordenadora do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, e da Academia das Artes. Além do seu trabalho académico, dedica-se à escrita literária, contando com várias obras publicadas, nos géneros do conto e da poesia. Uma delas, Mau tempo e má sorte – contos pouco exemplares, recebeu em 2014, o Prémio de Humanidades Daniel de Sá.
À apresentação da obra, por Pilar Damião, seguir-se-á uma conversa com o jornalista Rui Paiva.
A entrada é livre.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores