Edit Template

Novo livro de Leonor Sampaio da Silva apresentado no Teatro Micaelense

O Teatro Micaelense acolhe, hoje, dia 30 de Abril, às 18h30, numa parceria com a Livraria Solmar, a apresentação de Passagem Noturna, de Leonor Sampaio da Silva.
O livro, que marca a estreia no romance da autora, foi finalista do Prémio LeYa, em 2023, e é editado pela Dom Quixote.
Sinopse: “Certa noite, um fenómeno natural súbito e inexplicável deixa um hotel completamente isolado e rodeado por uma cratera funda, o que não só resulta numa perda de liberdade de movimentos para os hóspedes (que não podem sair e têm de passar a ocupar posições específicas para não desequilibrarem um edifício em perigo de derrocada), mas também num convívio diário forçado entre pessoas de contextos e gerações muito diferentes que eventualmente nunca chegariam a conhecer-se”.
“O «sinistro» – como virá a ser referida a catástrofe – é pressentido pela filha do Engenheiro responsável pela construção do hotel, uma pré-adolescente que perdeu a mãe em circunstâncias pouco claras dois anos antes; leitora voraz e de imaginação fértil, a Menina Sem Sorte Nenhuma crê que recebeu a mensagem do abalo e, cansada das namoradas do pai, resolve lançar-se numa aventura, pondo-se em contacto com a Guia Turística que se encontra sitiada no hotel”.
“Narrativa polifónica que oferece várias perspectivas da mente e do comportamento humanos num momento de crise – criando tão depressa situações cómicas e absurdas como dolorosas e chocantes – Passagem Noturna, evoca a insularidade e acompanha o destino das personagens ao longo de um período de sete dias que faz pensar no mito da Criação, mas parece caminhar para um desfecho de queda e escuridão. Será assim?”
Leonor Sampaio da Silva é Professora Associada na Universidade dos Açores, onde lecciona disciplinas nas áreas da Cultura, da Literatura, da Escrita e da Tradução. Desempenha actualmente, na mesma universidade, os cargos de coordenadora do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, e da Academia das Artes. Além do seu trabalho académico, dedica-se à escrita literária, contando com várias obras publicadas, nos géneros do conto e da poesia. Uma delas, Mau tempo e má sorte – contos pouco exemplares, recebeu em 2014, o Prémio de Humanidades Daniel de Sá.
À apresentação da obra, por Pilar Damião, seguir-se-á uma conversa com o jornalista Rui Paiva.
A entrada é livre.

Edit Template
Notícias Recentes
Coral de São José promove a XIII edição do Festival Música no Colégio
Olimpíadas Seniores reuniram 250 idosos no Parque Urbano
Governo disponível para apoiar cooperativas de habitação no reforço da oferta de imóveis e a preços acessíveis
Filme “A Ilha” da Bensaude Hotels conquista cinco ouros nos Prémios Lusófonos da Criatividade
Regiões da Macaronésia firmam protocolo de cooperação nas áreas da saúde mental e comportamentos aditivos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores