Edit Template

SEGMA confirma que HDES estava preparado para reabrir no final de Agosto, diz PS-Açores

A deputada do PS/Açores Cristina Calisto afirmou que a audição ao Eng. Carlos Pereira, da SEGMA, na Comissão de Inquérito ao Incêndio do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), veio confirmar que aquela unidade hospitalar estava preparada para retomar a sua actividade total no final de Agosto de 2024, sublinhando que “não há fundamento técnico para que o hospital de Ponta Delgada se mantenha parcialmente encerrado”.
“Durante a audição, o Eng. Carlos Pereira revelou que grande parte do hospital já tinha energia eléctrica reposta no próprio dia do incêndio, com excepção da ala directamente afectada. Informou ainda que, poucos dias depois, foi iniciada uma nova fase de intervenção eléctrica e que, ao fim de pouco mais de duas semanas, o sistema estava totalmente restabelecido”, disse a deputada.
O engenheiro referiu igualmente que, “após uma inspecção completa aos quadros eléctricos do hospital, foi possível garantir que o sistema estava apto a funcionar em segurança, e que a 12 de Agosto foi emitido um certificado provisório de exploração pela Direcção Regional da Energia, departamento responsável para o efeito, a garantir que “o sistema eléctrico estava apto a entrar em exploração”, acrescentou.
Outro ponto de grande relevância, confirmado pelo Eng. Carlos Pereira, foi o trabalho de limpeza e reabilitação de 39 Unidades de Tratamento de Ar (UTA’s), essenciais para garantir a qualidade do ar e a segurança do ambiente hospitalar, que ficou concluído a 13 de Agosto. O engenheiro assegurou que estas unidades “ficaram melhores do que estavam a 3 de Maio, antes do incêndio”, permitindo o normal funcionamento do hospital.
Cristina Calisto sublinhou que estas declarações “confirmam o que o PS/Açores sempre defendeu: que o HDES podia ter retomado a sua actividade total desde o final de Agosto”.
“Ficou hoje claro que, contrariamente ao que foi sugerido, a componente eléctrica do hospital esteve, desde muito cedo, sob controlo técnico rigoroso. Com quase todo o HDES com a energia reposta no próprio dia do incêndio e um sistema robusto em pleno funcionamento pouco tempo depois, não subsiste qualquer dúvida de que o hospital podia estar operacional desde o final do mês de Agosto”, destacou.
A socialista acrescentou ainda que “o relatório provisório da SEGMA atesta a segurança do sistema eléctrico, desmentindo qualquer narrativa de risco técnico, confirmando aquilo que foi afirmado pelos antigos administradores do HDES, Manuela Gomes de Menezes e António Vasco Viveiros, de que desde o final de Agosto estariam reunidas todas as condições para a reabertura dos serviços do HDES”.
O PS/Açores reiterou que as audições até agora efectuadas já permitem aferir que foi protelada a abertura dos serviços do HDES apesar de estarem restabelecidas as condições de funcionamento no final de Agosto, e que a opção do modular foi precipitada e envolta em muitas dúvidas quanto a racionalidade financeira e mesmo quanto à legalidade dos procedimentos.

Edit Template
Notícias Recentes
Novo livro de Leonor Sampaio da Silva apresentado no Teatro Micaelense
Parque Atlântico recebe primeira edição do programa de moda a 2 de Maio
Dez anos do projecto “Sorrisos de Pedra” com visita a Amesterdão
SEGMA confirma que HDES estava preparado para reabrir no final de Agosto, diz PS-Açores
Tarifas EUA: Paulo Moniz defende inclusão dos exportadores açorianos no “Programa Reforçar”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores