Pedro Nascimento Cabral anunciou que a Câmara Municipal de Ponta Delgada está a apoiar 427 alunos universitários com um total de 622 865,95 euros no presente ano lectivo.
O Presidente da Autarquia salientou que o maior investimento de sempre nos nossos jovens estudantes universitários “foi possível pelo facto deste executivo ter decidido alargar os critérios do Programa de Apoio para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior para o presente ano lectivo, com o objectivo determinado de incentivar e valorizar a formação superior dos nosso jovens.”
“Com a revisão do regulamento, conseguimos que mais alunos de famílias que atravessam maiores dificuldades financeiras, que já inclui alguma classe média, ingressassem no Ensino Superior. Esta decisão concreta visa, como outras que implementamos e que se encontram em vigor, reduzir as assimetrias sociais, promover o combate à pobreza e exclusão social, garantindo o acesso a todos a uma qualificação superior que se revela imprescindível para melhorarmos os índices de qualidade de vida das futuras gerações”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Foram ainda contempladas majorações na ordem dos 15% a candidatos que provenham de agregados familiares com pessoas portadoras de 60% ou mais de incapacidade, de contextos familiares com violência doméstica, de famílias monoparentais ou apresentem estatuto de trabalhador-estudante.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, anunciou ainda que, nos últimos dois anos, a autarquia suportou a deslocação de 75 alunos, que se enquadravam no programa de apoio em apreço, no ingresso em universidades localizadas fora da ilha de São Miguel, igualmente na sequência das alterações promovidas pelo executivo ao nível do regulamento do Programa de Apoio para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, em 2023.
“Em boa hora, criámos este suporte financeiro, que se tem revelado muito importante para que os nossos jovens se possam deslocar para prosseguir estudos e concretizar os seus sonhos, independentemente do contexto sócio-económico em que se encontram”, salientou o autarca.
O apoio decorre do “Regime especial para deslocação” que passou a integrar os novos termos do regulamento do Programa de Apoio para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.
“Este apoio é aplicado ainda antes do arranque de aulas, visando que as despesas inerentes às passagens aéreas, alimentação e estadia não se constituam como impedimentos a que os estudantes possam procurar candidatar-se a instituições de Ensino Superior situadas no exterior da ilha de São Miguel”, explicou Pedro Nascimento Cabral.
De notar que o regime especial para deslocação corresponde ao valor do Indexante do Apoio Social (actualmente, cifrado nos 522,50 euros), podendo ser atribuído a todos os candidatos cujo rendimento do agregado familiar corresponda ao primeiro e ao segundo escalão do rendimento global do IRS.
Mais informações sobre o Programa de Apoio para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior podem ser consultadas em pormenor através do seguinte endereço electrónico: https://bit.ly/PDL_BolsasUniversitárias.