Edit Template

“UE precisa de orçamento à altura das exigências deste novo tempo”, defende Eurodeputado André Franqueira Rodrigues

O Eurodeputado André Franqueira Rodrigues interveio no debate sobre o relatório “Um orçamento de longo prazo renovado para a União num mundo em mudança”, da co-autoria da socialista portuguesa Carla Tavares, sublinhando a necessidade de um novo compromisso europeu à altura dos desafios actuais.
A proposta de alteração trabalhada por Franqueira Rodrigues defende medidas específicas para as regiões ultraperiféricas e a necessidade de um apoio contínuo e específico no próximo Quadro Financeiro Plurianual.
Na sua intervenção, o eurodeputado apelou a “uma visão estratégica para um novo tempo na Europa e no mundo”, defendendo “um orçamento comunitário mais robusto, com recursos acrescidos e flexibilidade para enfrentar os desafios actuais e futuros da UE”.
“Precisamos de um orçamento comunitário dotado de maiores recursos para fazer face a maiores desafios”, afirmou, destacando a importância de novas fontes de financiamento para responder às exigências da vida colectiva europeia.
Franqueira Rodrigues enfatizou ainda a necessidade do orçamento da UE para 2028 -2034 reforçar a coesão económica, social e territorial, combater as desigualdades, a pobreza, a exclusão social e continuar a apoiar sectores estratégicos como a Agricultura e as Pescas, sem descurar as oportunidades emergentes na Inovação, nos Oceanos e no Espaço.
Além disso, o socialista sublinhou que as ambições climáticas da UE devem manter-se firmes, mas acompanhadas por uma resposta eficaz às crescentes necessidades em matéria de Segurança e Defesa. Franqueira Rodrigues destacou, por último, a urgência de enfrentar a crise da habitação, apoiar os jovens e garantir uma atenção especial às Regiões Ultraperiféricas.
“Um orçamento capaz de afirmar a União Europeia e de responder aos desafios da modernidade — é isso que este Parlamento ambiciona e é isso que esta proposta defende!”, concluiu o eurodeputado.
O relatório, que será votado hoje, em Estrasburgo, contém uma proposta de alteração trabalhada também por Franqueira Rodrigues que recorda que “nos termos do artigo 349.º do TFUE, a União é obrigada a adoptar medidas específicas para as regiões ultraperiféricas e sublinha a necessidade de um apoio contínuo e específico no próximo Quadro Financeiro Plurianual, nomeadamente através de um POSEI reforçado”.
O relatório, da co-autoria de Siegfried Mureşan, pelo Grupo do Partido Popular Europeu, e Carla Tavares, pelo Grupo dos Socialistas e Democratas estabelece os grandes princípios defendidos pelo Parlamento Europeu para a definição do próximo Quadro Financeiro Plurianual da UE antes da apresentação da proposta da Comissão Europeia, prevista para Junho do presente ano.

Edit Template
Notícias Recentes
Noble actua hoje no Auditório da vila de Água de Pau
Açores são exemplo europeu de sustentabilidade e inovação, afirma Presidente da Assembleia Legislativa
Pedro Nascimento Cabral diz que é tempo de “valorizar a competência” dos enfermeiros nos Açores
VISTA e VOYAGER of the SEAS trazem hoje a Ponta Delgada mais de 6.400 visitantes
Arquipélago promove espectáculo “O Mestre”, de Maria João Falcão e Michel
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores