Edit Template

Artur Lima defende interesses dos Açores junto da Direcção-geral da Mobilidade e dos Transportes e Direcção-geral da Política Regional e Urbana

O Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, reuniu-se com a Direcção-geral da Mobilidade e dos Transportes (DG MOVE) e com a Direcção-geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO), com o objectivo de defender e promover, as necessidades da Região junto Comissão Europeia, em linha com o já efectuado em encontro com a DG MARE, a 19 de Maio.
Na reunião tida com a DG MOVE em Bruxelas, Artur Lima explanou o paradigma que se vive nos Açores no que diz respeito aos transportes, em especial no sector marítimo.
“De Santa Maria ao Corvo distam mais de 600 km; este afastamento das ilhas faz com que haja na Região uma dupla ultraperiferia”, realçou, salientado: “nos Açores, o mar é a nossa ferrovia”.
Durante o encontro com esta unidade do executivo europeu, destacou-se que as estruturas portuárias e aeroportuárias de todas as ilhas constam já da nova versão da política de rede transeuropeia de transportes (RTE-T).
No que diz respeito à reunião com a DG REGIO, foi colocada ênfase nas perspectivas dos Açores para o próximo Quadro Financeiro Plurianal (QFP), tendo sido abordadas as linhas prioritárias defendidas pela Região.
“O próximo QFA deverá diligenciar um apoio reforçado e direccionado para promover o investimento nas novas economias emergentes da Região Autónoma dos Açores” sublinhou o Vice-Presidente.
“A economia azul, a economia espacial e as novas tecnologias de comunicação representam áreas-chave para o desenvolvimento sustentável e para a criação de novos empregos, inovação e crescimento económico”, prosseguiu.
Artur Lima reiterou que o “próximo QFP deverá, não só promover a construção de novas infra-estruturas necessárias, mas também o financiamento para a reabilitação, requalificação e redimensionamento das infra-estruturas existentes, optimizando os recursos e dando resposta às necessidades de manutenção e modernização”.
A série de reuniões tidas pelo Vice-Presidente do Governo assumem particular relevância num momento que antecede a apresentação do próximo Quadro Financeiro Plurianal da União Europeia.
“É fundamental que os Açores mantenham uma presença constante junto das instituições europeias, de modo a garantir que as justas e reais necessidades da ultraperiferia sejam devidamente reconhecidas”, defende Artur Lima.

Edit Template
Notícias Recentes
Navio da Marinha realiza levantamentos hidrográficos nos Açores
Turismo nos Açores cresceu 10% em 2024 e reforça peso no panorama nacional
Google escolhe novamente os Açores para proceder à amarração de um novo cabo submarino
Região investe 4,6 milhões de euros em géneros alimentares para os mais carenciados
Tribunal de Contas alerta para descontrolo da dívida da Atlânticoline
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores