Edit Template

Franqueira Rodrigues pede apoios para a reconversão do sector das pescas

O eurodeputado socialista André Franqueira Rodrigues saudou a proposta da Comissão Europeia para um novo Pacto para os Oceanos, sublinhando a sua importância numa altura em que a degradação dos ecossistemas marinhos está a acelerar.
“O futuro da vida marinha e, por consequência, o nosso próprio futuro está em risco se não agirmos já”, afirmou o Eurodeputado, durante a sua intervenção na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, sobre o Pacto Europeu para os Oceanos, com a presença do Comissário Costa Kadis.
Na sua intervenção, Franqueira Rodrigues destacou como aspectos positivos da proposta da Comissão, apresentada no início do mês, o reconhecimento do papel essencial dos pescadores na gestão e conservação dos Oceanos, da Política Comum das Pescas e da inovação azul, como factores diferenciadores da política da UE para os mares e a protecção das especificidades das regiões ultraperiféricas. Enfatizou ainda a necessidade de reforçar a presença da União Europeia no cenário internacional no que diz respeito à política dos oceanos.
Contudo, deixou um alerta claro: “Sem uma alavanca financeira poderosa, da qual um fundo próprio e dedicado da UE tem de ser parte integrante, o Pacto arrisca-se a ser apenas um manifesto de boas intenções”.
O Eurodeputado açoriano que é também o coordenador dos socialistas europeus na Comissão das Pescas apelou, assim, à criação de instrumentos financeiros robustos para assegurar a reconversão do sector das pescas e a concretização dos objectivos do Pacto. “A nossa ambição precisa de ser financiada. As palavras precisam de se traduzir em acção — e em investimento”, concluiu.

Edit Template
Notícias Recentes
Coral de São José promove a XIII edição do Festival Música no Colégio
Olimpíadas Seniores reuniram 250 idosos no Parque Urbano
Governo disponível para apoiar cooperativas de habitação no reforço da oferta de imóveis e a preços acessíveis
Filme “A Ilha” da Bensaude Hotels conquista cinco ouros nos Prémios Lusófonos da Criatividade
Regiões da Macaronésia firmam protocolo de cooperação nas áreas da saúde mental e comportamentos aditivos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores