Edit Template

Franqueira Rodrigues pede apoios para a reconversão do sector das pescas

O eurodeputado socialista André Franqueira Rodrigues saudou a proposta da Comissão Europeia para um novo Pacto para os Oceanos, sublinhando a sua importância numa altura em que a degradação dos ecossistemas marinhos está a acelerar.
“O futuro da vida marinha e, por consequência, o nosso próprio futuro está em risco se não agirmos já”, afirmou o Eurodeputado, durante a sua intervenção na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, sobre o Pacto Europeu para os Oceanos, com a presença do Comissário Costa Kadis.
Na sua intervenção, Franqueira Rodrigues destacou como aspectos positivos da proposta da Comissão, apresentada no início do mês, o reconhecimento do papel essencial dos pescadores na gestão e conservação dos Oceanos, da Política Comum das Pescas e da inovação azul, como factores diferenciadores da política da UE para os mares e a protecção das especificidades das regiões ultraperiféricas. Enfatizou ainda a necessidade de reforçar a presença da União Europeia no cenário internacional no que diz respeito à política dos oceanos.
Contudo, deixou um alerta claro: “Sem uma alavanca financeira poderosa, da qual um fundo próprio e dedicado da UE tem de ser parte integrante, o Pacto arrisca-se a ser apenas um manifesto de boas intenções”.
O Eurodeputado açoriano que é também o coordenador dos socialistas europeus na Comissão das Pescas apelou, assim, à criação de instrumentos financeiros robustos para assegurar a reconversão do sector das pescas e a concretização dos objectivos do Pacto. “A nossa ambição precisa de ser financiada. As palavras precisam de se traduzir em acção — e em investimento”, concluiu.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores