Edit Template

Povoação festeja aniversário do concelho e faz homenagem a Mota Amaral

A Povoação comemorou na passada Quinta-feira, 3 de Julho, 186 anos de elevação a sede de concelho e vila. Na cerimónia solene, que decorreu no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara, Pedro Melo, felicitou os povoacenses e explicou que “uma data que não é apenas uma marca no tempo, mas um testemunho vivo da identidade, da história e da força de uma comunidade que soube sempre enfrentar os desafios com dignidade, união e visão de futuro”.
No dia de aniversário, o Presidente relembrou que o “passado sombrio da vida desta Autarquia, não pode ser esquecido assim como as muitas dificuldades encontradas. É neste sentido que nos orgulhamos do trabalho realizado, nomeadamente na recuperação da dívida financeira, poupando para pagar. Todo esse esforço culminou no acordo conseguido com a Caixa Geral de Depósitos, livrando-nos em definitivo do garrote financeiro e patrimonial a que estávamos sujeitos, resultando na tão almejada situação actual, de pleno desafogo financeiro. Não se pode ficar indiferente quando afirmamos que hoje o Concelho da Povoação vive uma realidade diferente, fruto dos muitos investimentos projectados, incluindo-se nestes os que já foram efectuados e os que estando em curso ainda não se concretizaram devido a contingências alheias à responsabilidade da Autarquia e associadas às limitações de terceiros. Hoje podemos investir, fazer obra e pagar atempadamente, mas acreditando num futuro melhor, não nos inibimos de afirmar que independentemente da importância que a realização de obra física possa ter, as pessoas estarão sempre em primeiro lugar”.
O autarca afirmou no seu discurso que “queremos continuar com uma forte aposta social ajudando as famílias mais desprotegidas, apoiar as crianças, os nossos jovens, os nossos idosos, as nossas instituições e os nossos empresários, contribuindo para a qualidade de vida das populações em todas as freguesias do concelho”.
Pedro Melo clarificou igualmente que o executivo trabalha pelo futuro do concelho e pelos munícipes. “Não descuramos as problemáticas que nos assolam, e a Habitação é, sem dúvida, uma das áreas de intervenção prioritária no concelho. Não só através do regulamento de apoio já implementado, mas contemplando novas construções acessíveis aos jovens casais mais carenciados, mas também aos que têm condições e pretendem adquirir habitação própria. Projectar o futuro com base no que aprendemos torna-nos mais preparados para os desafios e mais conscientes das oportunidades. Os povoacenses são a inspiração para o que desejamos construir e eu ainda quero fazer mais pela minha terra”.
Nesta cerimónia solene, que assinalou os 186 anos de vida do concelho da Povoação, os homenageados com o título de Cidadão Honorário foram João Bosco Moral Amaral, antigo Presidente da Região Autónoma dos Açores e da Assembleia da República e o emigrante, natural das Furnas, Norberto Paiva.
Pedro Melo referiu-se a Mota Amaral como uma personalidade “que dedicou a sua vida ao serviço público com uma notável integridade, inteligência, sentido de dever, que durante quase duas décadas, liderou os destinos da Região com firmeza, serenidade e um profundo amor pela sua terra. A sua acção política foi sempre pautada pelo equilíbrio, pelo diálogo e pela defesa intransigente dos interesses dos Açorianos”.
Em relação ao furnense Norberto Paiva, o Presidente da Câmara deixou destacado o facto que “partiu há muitos anos em busca de novos caminhos, como tantos outros portugueses, levando consigo a coragem, a determinação e os valores que aqui aprendeu. No país que o acolheu, construiu uma vida de trabalho, dedicação e sucesso, mas jamais esqueceu a sua origem, a sua gente e o lugar onde nasceu. Ao longo das décadas, manteve uma ligação profunda e constante com a sua terra natal, contribuindo de diversas formas para o seu desenvolvimento, promovendo a sua cultura e tradição, e sendo sempre um embaixador incansável do nosso concelho no estrangeiro.
Que esta homenagem sirva de exemplo para as gerações presentes e futuras, lembrando que as raízes que nos unem são mais fortes do que qualquer distância”.
Neste dia de aniversário foram também atribuídos Méritos Cívicos para a Liga dos Combatentes “em nome daqueles que, com coragem, honra e sacrifício, defenderam os valores da Pátria em terras distantes, os Combatentes do Ultramar” e para Fátima Vieira “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao longo de sua trajetória em cargos de responsabilidade pública e social”, explicou Pedro Melo.
O Mérito Empresarial foi entregue à empresa “Medeiros e Câmara”, de Marlene e Nuno, responsáveis pela restauração do Garoto e Requim, “pelo notável contributo para a valorização da gastronomia local, pela qualidade do serviço prestado, pela criação de emprego e pela capacidade de inovar e inspirar”.
Finalmente, o Mérito Desportivo foi atribuído a jovem Matilde Pacheco, uma das promissoras atletas do Clube de Karaté Shotokan da Povoação, que se sagrou campeã nacional em Kumite iniciados femininos (menos de 44kg). “Com esta distinção, celebramos não apenas uma vitória, mas o reflexo de dedicação, disciplina e paixão. Felicitamos com muito orgulho a jovem Matilde que conquistou este título de campeã mostrando que a força está, acima de tudo, na coragem, na persistência e na vontade de vencer”, explicou o Presidente.
No Salão Nobre dos Paços do Concelho, Pedro Melo não finalizou a sua intervenção sem antes fazer referência “à homenagem que a Junta de Freguesia presta hoje ao Estimado Padre Octávio Medeiros com a atribuição toponímica em seu nome na Lomba do Botão, localidade da qual é natural, do Largo Padre Octávio Henrique Ribeiro de Medeiros, nas imediações da Igreja, fazendo jus à memória deste cidadão honorário do Concelho da Povoação, que tanto deu a esta terra, orgulhando os seus conterrâneos”.
As comemorações do aniversário do concelho contemplaram ainda o descerramento da placa/Escultura de homenagem aos “Antigos Combatentes do Ultramar”, da autoria de João Moniz, e a actuação do Grupo de Chamarritas Roda Cheia da ilha do Faial, na Praça dos Pelames.

Edit Template
Notícias Recentes
José Manuel Bolieiro recebe Casa do Povo de Santa Bárbara na celebração da 10.ª edição da “Academia Oeste”
Detenção de 3 suspeitos de Tráfico de estupefacientes na Praia da Vitória
“No Trilho” é o novo videoclipe do músico Açoriano Rafael Carvalho
Renato Cordeiro lança seu livro “Ruralidade Micaelense” na Igreja Matriz de São Sebastião a 10 de Julho
Povoação festeja aniversário do concelho e faz homenagem a Mota Amaral
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores