Decorreu, na ilha Terceira, o evento de Judo regional “Open e Estágio Cidade Património Angra do Heroísmo”. Este evento fez parte do calendário da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores (AJAA) e insere-se no Projecto Centros de Treino da própria organização, que visa promover o desenvolvimento contínuo da modalidade na região. Foi organizado pelo Clube de Judo de Angra do Heroísmo e reuniu mais de 120 participantes de diferentes clubes açorianos e três da região do continente, consolidando-se como um marco no desenvolvimento desta modalidade. Teve lugar na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba e contou com um programa diversificado, com a presença das ex-atletas internacionais, Andreia Cavalleri e Filipa Cavalleri, ambas referências do judo nacional. Andreia Cavalleri foi preletora da prática pedagógica e Filipa Cavalleri a formadora da formação teórica, junto de atletas e treinadores.
Nas actividades incluiu o Open de Juvenis, Cadetes e Juniores, no dia 5 de Julho, acções de formação, nos dias 6 e 7, e um estágio associativo com curso de graduações, de 6 a 8 de Julho. Esta última componente permitiu a muitos judocas garantir a sua graduação. O programa abrangeu ainda a formação de treinadores, com módulos sobre igualdade de género e ética no desporto, e componentes práticas dos cursos dos diferentes graus. A organização local, a cargo do Clube de Judo de Angra do Heroísmo, demonstrou o trabalho em equipa, com a participação de diferentes clubes da região. A Academia de Judo Filipa Cavalieri, Ippon Spirit Judo, ACREMA também contribuíram, com a sua presença, neste evento. Ainda assim, também se destacou o Estágio Nacional de Juvenis e Cadetes, integrado no projecto “Judo Talent 2028” da Federação Portuguesa de Judo. Um grupo de 13 atletas e 2 treinadores açorianos participaram em treinos, com experiências enriquecedoras, junto de 9 convocados pela Federação portuguesa de judo.
“O resultado do Open e Estágio Cidade Património Angra do Heroísmo e a participação no Estágio Nacional de Juvenis e Cadetes, realça o papel crucial destas iniciativas para o desenvolvimento do judo açoriano. Estes eventos também consolidam o envolvimento e a dedicação dos clubes, projectando um futuro promissor para o desporto na Região”, finaliza o comunicado.