De acordo com o estudo denominado ‘Estudo Webloyalty de Compras Online em Portugal 2025’ da líder internacional em geração de receitas adicionais Webloyalty, – as famílias açorianas prevêem gastar, em média, mas 12,5% do dispendido para o ano lectivo passado.
Os Açores e Faro lideram o ranking de quem afirma que, em 2024, comprou muito online para adquirir o material para o regresso às aulas, 25% e 12% respectivamente.
Quanto aos que afirmam que vão comprar online mais do que no ano passado, o ranking aponta o Alentejo 21,43%, Açores 12,50%, centro 12,43%, Faro 12,00%, Madeira 11,76%, Grande Lisboa 11,40%, e zona norte 7,93%. A média nacional é de um aumento na casa dos 11%.
Os produtos mais comprados online no início do ano lectivo são material de papelaria (44%), roupa (43%), livros (38%), tecnologia (35%), calçado (33%) e mochilas (33%), destaca o ‘Estudo Webloyalty de Compras Online em Portugal 2025’.
O gasto médio que se prevê que as famílias destinem ao regresso às aulas através do comércio online ascende, em média, até 200 euros”.
“O comércio electrónico ganha cada vez mais relevância no regresso às aulas em Portugal. De facto, 11% dos inquiridos afirmou que nesta campanha comprará online mais do que no ano passado. A procura de ofertas, a facilidade para comparar preços ou evitar filas e deslocações são algumas das principais vantagens que levam as famílias a comprar os artigos dos mais pequenos através do canal digital”, explica por sua vez Eduardo Esparza, vice-presidente e director-geral da Webloyalty Ibéria e Brasil, empresa líder na geração de receitas adicionais para e-commerce através de uma solução de Retail Media.
“O comércio electrónico ganha cada vez mais relevância no regresso às aulas em Portugal. De facto, 11% dos inquiridos afirmou que nesta campanha comprará online mais do que no ano passado. A procura de ofertas, a facilidade para comparar preços ou evitar filas e deslocações são algumas das principais vantagens que levam as famílias a comprar os artigos dos mais pequenos através do canal digital”, explica por sua vez Eduardo Esparza, vice-presidente e director-geral da Webloyalty Ibéria e Brasil, empresa líder na geração de receitas adicionais para e-commerce através de uma solução de Retail Media”. A pressão económica de muitas famílias agrava-se durante o período do regresso às aulas, uma vez que, após os excessos do verão, a verba que têm de destinar para comprar o material escolar é cada vez maior devido à inflação”, explica a Webloyalty.