A ilha Terceira, nos Açores, receberá pela primeira vez a CannAzores – Fórum Transatlântico de Cânhamo e Canábis. Esta é a V Edição, que terá lugar no dia 24 de Outubro de 2025, no Hotel Azoris Angra Garden, em Angra do Heroísmo.
A edição deste ano irá abordar de forma transversal os impactos destas plantas em sectores chave como a agricultura, saúde, economia, ambiente, inovação, turismo, políticas públicas e missão espacial. O objectivo é consolidar medidas governamentais e abrir caminho a novas oportunidades económicas e sociais nos Açores, alinhadas com os princípios da sustentabilidade, inovação e qualidade de vida, propostos pela Agenda 2030 da ONU.
“A CannAzores é mais do que um fórum, é uma ponte entre continentes, saberes e gerações. O cânhamo e a canábis representam hoje não apenas um sector em franca expansão no mundo, mas também uma oportunidade concreta de desenvolvimento sustentável e crescimento económico para os Açores e espaço atlântico” afirma Graça Castanho, responsável pela organização.
O evento contará com a presença de palestrantes regionais, nacionais e internacionais, trazendo experiências de diferentes geografias e sectores, fortalecendo uma visão futura dos Açores como hub atlântico para o cânhamo industrial e a canábis medicinal.
A entrada é gratuita para as palestras, mesas-redondas e workshops, bem como para o desfile de moda canábica e a entronização da Confraria Internacional Cannabis Portugal.
Desde 2021, a CannAzores afirma-se como espaço de debate, conhecimento e networking, reunindo várias áreas do saber e sectores económicos. Ano após ano, a CannAzores tem vindo a consolidar as acções e acompanhamento online e presencial, realizadas pela Confraria Internacional Cannabis Portugal, em torno do cânhamo e da canábis, com destaque para o cultivo de cânhamo nas ilhas atlânticas e a formação de agricultores e industriais no âmbito do PRR, com o apoio do Governo dos Açores.