Edit Template

Alexandra Cunha defende aposta na inovação agro-alimentar e soluções justas para construir em terrenos agrícolas

A candidata da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Ponta Delgada, Alexandra Cunha, entende ser fundamental apostar na inovação agro-alimentar (propondo uma Incubadora de Transformação e Inovação Agro-alimentar) e soluções justas que permitam a construção de habitação própria permanente em terrenos agrícolas.
Após reunir com a Associação Agrícola da Ilha de São Miguel, acompanhada pela Eurodeputada da IL, Ana Vasconcelos Martins, e pelo Coordenador Regional dos liberais e mandatário da sua candidatura, Hugo Almeida, a cabeça de lista à presidência do Município de Ponta Delgada apontou ainda para “a necessidade urgente de manutenção da rede de caminhos agrícolas e florestais no Concelho”.
Alexandra Cunha, neste encontro com Jorge Rita, destacou “preocupações centrais sobre o ordenamento do território e o uso agrícola do solo”, apelando a “uma visão que concilie a preservação da actividade agrícola com as necessidades habitacionais das famílias”.
Neste sentido, afirmou à saída, “é fundamental encontrar soluções justas que permitam aos jovens e filhos de agricultores terem a possibilidade de construir habitação em terrenos próprios, respeitando regras ambientais e agrícolas, mas sem penalizar quem quer viver e trabalhar no Concelho”, afirmou.
Para os liberais, para além de ajudar a resolver os graves problemas de carência habitacional registados em Ponta Delgada, tal medida teria ainda uma outra mais-valia: “Poderia ser uma forma de se conseguir captar jovens e filhos de agricultores para a actividade, algo que é premente conseguir-se”.
A candidatura Ponta Delgada Primeiro entende que “dada a situação da falta de habitação e as dificuldades financeiras das famílias, a possibilidade de os agricultores, que possuem terrenos em reserva agrícola, reserva ecológica, ou que estejam em fim de actividade e, caso possuam terrenos que já não utilizem para fins agrícolas, poderem neles construir, ou garantir que os seus filhos possam construir, mesmo não sendo ATP’s (Agricultores a Título Principal), mas que tenham determinado rendimento proveniente da agricultura”.
Alexandra Cunha lembra que “existe alguma injustiça quando se suspendem PDM’s (Planos Directores Municipais) para alegados projectos de interesse público, mas limita-se profundamente a garantia de construção de habitação própria dentro de uma propriedade que é de um privado e que não pode garantir habitação aos seus”.
Outro dos projectos apresentados pela candidata à presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada pela IL prende-se com a criação de uma Incubadora de Transformação e Inovação Agro-alimentar. “Esta estrutura municipal pretende apoiar produtores locais na passagem da produção primária para a transformação e comercialização de novos produtos com maior valor acrescentado. Queremos dar condições para que agricultores, pescadores e produtores locais possam experimentar, testar e lançar novos produtos, desde compotas a queijos, conservas ou bebidas artesanais, sem terem de assumir, logo à partida, investimentos incomportáveis. A incubadora será um motor de inovação, emprego e rendimento para Ponta Delgada”, defende Alexandra Cunha.
A candidata liberal alertou ainda para “a necessidade urgente de manutenção da rede de caminhos agrícolas e florestais no Concelho”, sublinhando que esta é uma competência que exige melhor articulação entre o Município de Ponta Delgada, o Governo Regional e o IROA.
Para Alexandra Cunha, “a revisão do estatuto das vias terrestres da Região Autónoma dos Açores é indispensável para garantir acessibilidade, segurança e apoio efectivo à actividade agrícola”.

Edit Template
Notícias Recentes
República estabelece contrato de 155,9 milhões que garante até 2052 cabos submarinos para ligarem o continente aos Açores
Relatório final da Estrutura para a Saúde Mental dos Açores aponta importantes avanços alcançados, mas deixa alertas para o futuro
Casamentos disparam 11% nos Açores atingindo os 782 nos primeirosnove meses do ano
Trinta novos soldados prestaram Juramento de Bandeira
Actividades de divulgação das Forças Armadas nos Açores para o presente ano lectivo começam por Santa Maria
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores