Edit Template

Futurismo distinguida com o 1.º Prémio em Turismo e Sustentabilidade no ART&TUR

A Futurismo Azores Adventures foi galardoada com o 1.º Prémio na categoria “Turismo e Sustentabilidade” no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo 2025, com o documentário Mestre do Mar.
O filme integra um projecto mais amplo, de revitalização do património marítimo açoriano, que contempla a construção pela Futurismo de dois botes baleeiros tradicionais, a criação do espaço interpretativo Casa dos Botes em parceria com o Clube Naval de Ponta Delgada, e a produção de conteúdos audiovisuais de carácter cultural e educativo.
O documentário Mestre do Mar é uma produção inteiramente concebida, filmada e financiada pela Futurismo, com meios técnicos e humanos próprios, sem qualquer apoio público ou institucional. Gravado ao longo de vários meses na ilha do Pico, acompanha o trabalho de João Tavares, de 78 anos, último mestre construtor naval de botes baleeiros açorianos, e integra os testemunhos de vários membros da comunidade, perpetuando um saber centenário em vias de desaparecimento.
Para a Futurismo o objectivo foi ir além do registo técnico: contar uma história humana, que une comunidades, valoriza o património imaterial e reforça o papel do turismo regenerativo nos Açores. Em complemento, está já em produção Mestre do Mar: O Legado, um guia visual que documenta, peça a peça, a construção do bote baleeiro, concebido como recurso de consulta pública e intergeracional, garantindo a salvaguarda deste elemento único da cultura imaterial açoriana.
O prémio no ART&TUR soma-se a distinções já alcançadas pelo documentário, que está em destaque no Cannes World Film Festival (França) e recebeu uma Menção Honrosa no Bracciano Film & Arts Festival (Itália).
A Futurismo prepara agora a estreia oficial do documentário nos Açores, num momento que pretende ser de celebração comunitária e partilha cultural, reforçando a ligação entre património, identidade e turismo regenerativo.
“No turismo sustentável, tal como o entendemos, mais do que o espectáculo visual ou os grandes discursos, importa a coerência: a coerência entre palavras e acções, entre o que mostramos e o que vivemos. Esse tem sido o segredo dos reconhecimentos que temos alcançado. Um trabalho feito com paixão, sentido de lugar e honestidade. O Mestre do Mar retrata precisamente isso: a nossa paixão pela construção náutica ligada à baleação e a amizade que nasceu entre a nossa equipa e o mestre João e a sua família”, diz Ruben Rodrigues, fundador da Futurismo, empresa de referência no turismo de natureza e aventura nos Açores, criada há mais de 35 anos.

Edit Template
Notícias Recentes
PS quer esclarecimentos sobre fim das cartaspara marcação de consultas no hospital da ilha Terceira
Câmara da Povoação recebe cantata de Reis dos alunos da EB/JI Monsenhor João Maurício Amaral Ferreira
PDL26 arranca a 29 de Janeiro com espectáculo “Deixa passar a vida” no Coliseu Micaelense
Governo dos Açores reforça aposta estratégica na renovação geracional com apoio de 2,8 milhões de euros para jovens agricultores
Governo dos Açores vai apresentar Antepropostade Lei para alterar Decreto-Lei sobre Subsídio Socialde Mobilidade
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores