Edit Template

José Manuel Bolieiro sublinha importância do “diálogo” e defende “estabilidade” para viabilização do Orçamento de 2026

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, terminou, no Palácio de Sant’Ana, a ronda de audições aos partidos políticos e parceiros sociais sobre a preparação da Anteproposta de Plano e Orçamento Regional para 2026.
Durante dois dias de reuniões, acompanhado pelo Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, o líder do executivo açoriano ouviu todas as forças políticas com assento parlamentar e um vasto conjunto de entidades representativas da sociedade civil, entre sindicatos, associações económicas e instituições de solidariedade social.
O governante mostrou-se satisfeito com o contributo recebido e destacou o ambiente de responsabilidade que marcou os encontros.
“Estas audições revelaram maturidade democrática e demonstraram que, acima das diferenças políticas e institucionais, existe um compromisso partilhado com o futuro dos Açores”, afirmou.
O Presidente do Governo sublinhou que o Plano e Orçamento Regional para 2026 terá uma dimensão estratégica, assente na execução do Plano de Recuperação e Resiliência, cujo prazo termina a 31 de Agosto de 2026, e na plena utilização dos fundos do programa Açores 2030. Em conjunto, estes instrumentos representam mais de 600 milhões de euros de investimento, destinados a dinamizar a economia e a criar melhores condições de vida para os açorianos.
Sem perder de vista o rigor orçamental, José Manuel Bolieiro garantiu que a Região continuará a cumprir os critérios de Maastricht, assegurando um défice inferior a 3% e uma dívida pública abaixo de 60% do Produto Interno Bruto.
“Não faremos deste Orçamento um documento de austeridade. Será antes um momento de consolidação dos direitos sociais já adquiridos e de reforço da confiança nas finanças públicas da Região”, sublinhou.
José Manuel Bolieiro deixou ainda um apelo à responsabilidade política.
E concluiu: “A estabilidade é indispensável para que os Açores não desperdicem esta oportunidade única. Precisamos de um Orçamento que permita executar os investimentos previstos e responder aos desafios da nossa sociedade”.
A Anteproposta de Plano e Orçamento Regional para 2026 será apreciada em Conselho do Governo no próximo dia 29 de Setembro, antes de ser submetida aos parceiros sociais e aos conselhos de ilha.

Edit Template
Notícias Recentes
PS quer esclarecimentos sobre fim das cartaspara marcação de consultas no hospital da ilha Terceira
Câmara da Povoação recebe cantata de Reis dos alunos da EB/JI Monsenhor João Maurício Amaral Ferreira
PDL26 arranca a 29 de Janeiro com espectáculo “Deixa passar a vida” no Coliseu Micaelense
Governo dos Açores reforça aposta estratégica na renovação geracional com apoio de 2,8 milhões de euros para jovens agricultores
Governo dos Açores vai apresentar Antepropostade Lei para alterar Decreto-Lei sobre Subsídio Socialde Mobilidade
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores