Edit Template

Isabel Almeida Rodrigues propõe reforço da Polícia Municipal e melhor iluminação pública para aumentar segurança em Ponta Delgada

Isabel Almeida Rodrigues, candidata da Coligação Unidos por Ponta Delgada (PS, BE, PAN e Livre) colocou, ontem, a segurança dos cidadãos no centro das suas prioridades para o concelho, destacando a percepção de insegurança sentida por grande parte da população.
“Uma das preocupações que nós temos é a questão da segurança, porque grande parte dos cidadãos tem uma percepção de insegurança. Independentemente de ser ou não uma percepção, nós devemos actuar sobre ela e responder àquela que é uma necessidade identificada pelos cidadãos”, afirmou a candidata à margem de uma acção de campanha de rua na freguesia de São Pedro.
Entre as medidas propostas, a candidata destaca o reforço dos meios e do número de efectivos da Polícia Municipal, salientando que “pese embora a sua natureza de polícia administrativa, o aumento do policiamento de proximidade confere às pessoas uma percepção de segurança, que é importante. É isso que nos permite fazer as nossas actividades com o sentimento de liberdade que deve assistir a todos os cidadãos”.
Outra das áreas prioritárias será a melhoria da iluminação pública, sobretudo em zonas críticas da cidade, através da introdução de iluminação inteligente, com substituição progressiva para LED’s com sensores.
“Queremos que haja uma grande ligação entre os cidadãos, a autarquia local e as forças de segurança. Se houver facilidade no reporte de situações anómalas e, em paralelo, investirmos na melhoria da percepção de segurança, teremos uma melhor qualidade de vida e a tranquilidade que deve assistir aos cidadãos quando circulam na sua cidade”, acrescentou.
A candidata sublinhou ainda que a actual autarquia falhou nesta matéria, apesar das competências da Polícia Municipal.
“A Polícia Municipal tem muita dificuldade em estar em todo o território nas 24 freguesias, precisamente por não ter um número de efectivos suficiente. Poderia também, e deveria já ter investido, na iluminação de zonas críticas. Esta é uma das áreas onde a actuação da autarquia claramente ficou aquém do esperado”.
Na mesma ocasião, criticou o actual executivo por ter ignorado uma preocupação de longa data da população.
“Este Presidente está a completar um mandato de quatro anos e a questão da insegurança não é um problema que surgiu apenas quando foram marcadas as eleições autárquicas. Esta é uma questão que os cidadãos levantam há muito tempo, mas a autarquia optou por não agir ou por cumprir os mínimos, como foi o caso da instalação de algumas câmaras de videovigilância, medida manifestamente insuficiente e em linha com a marca da governação do PSD, que já leva mais de 30 anos consecutivos no concelho de Ponta Delgada”, finalizou Isabel Almeida Rodrigues.

Edit Template
Notícias Recentes
Açorianos pagam cada vez mais a débito e crédito e levantam menos dinheiro nas caixas
Estudo revela que pesca, turismo e navios concentram mais de 86% do impacto humano no mar dos Açores
Açores com a maior subida da avaliação bancária para apartamentos em Outubro
Governo dos Açores reforça apoios à habitação para jovens
Bioma Restaurant vence categoria Turismo Gastronómico do Prémio Nacional de Turismo 2025
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores