Edit Template

IV estação do ciclo Lugares do Sagrado abre ao público na Igreja Matriz de Santa Cruz da Praia da Vitória

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, através da Direcção Regional da Cultura, em parceria com a Paróquia de Santa Cruz da Praia da Vitória/ Diocese de Angra, irá abrir ao público a exposição “EXALTAR”, IV estação do ciclo Lugares do Sagrado, no próximo dia 18 de Outubro, Sábado, pelas 16h00, na Igreja de Santa Cruz da Praia da Vitória.
Procurando dar continuidade ao ciclo de exposições iniciado em Abril de 2022, dedicado à valorização do património cultural religioso dos Açores, esta exposição insere-se nas comemorações do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja e assinala também os 45 anos da classificação da Matriz da Praia da Vitória como Imóvel de Interesse Público, revela comunicado.
“EXALTAR oferece um olhar interpretativo sobre uma selecção de bens culturais propriedade daquela paróquia, sob a perspectiva da História da Arte, tendo como plano de fundo a visão sobre os momentos mais marcantes da história da edificação, desde as origens (1460) ao Sismo de 1980”, explica.
O itinerário da exposição percorre vários espaços do interior da igreja, incidindo em múltiplos pontos de interesse, correspondentes a bens culturais móveis e integrados, oferecendo ainda abordagens sobre a evolução arquitectónica do edifício e o desaparecido conjunto de pintura mural que revestia o interior daquele templo, até à década de 1980. No total, é abordada cerca de centena e meia de bens culturais, que abrangem tipologias variadas como alfaias e equipamentos litúrgicos, escultura e pintura devocional, Talha, Azulejaria, entre outros.

Edit Template
Notícias Recentes
Auditório Ferreira da Silva recebe espectáculo “2 Corações – a Viola que nos Une”
Escola Bíblica de Angra recomeça no próximo dia 14 de Outubro
Nos últimos doze meses, terminados em Setembro: Taxa de variação média do Índice de Preços no Consumidor desceu para 2,21%
José Manuel Bolieiro valoriza proposta de Orçamento do Estado para 2026 e defende revisão justa da Lei das Finanças
IV estação do ciclo Lugares do Sagrado abre ao público na Igreja Matriz de Santa Cruz da Praia da Vitória
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores