Edit Template

Conferência da PDL26 reúne Governo Regional, Governo da República e projectos de referência nacional

No próximo Sábado, 18 de Outubro, o Auditório Luís de Camões recebe a conferência “Cultura, Educação e Território no Lugar do Amanhã”, promovida pela PDL26 – Capital Portuguesa da Cultura 2026. O encontro, que antecipa a programação do próximo ano, propõe um olhar sobre o futuro e sobre o papel essencial que a cultura e a educação desempenham no desenvolvimento dos territórios e das comunidades.
O primeiro painel da manhã, dedicado ao tema “Cultura, Edu-cação e Território”, contará com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, e da Secretária Regional da Cultura, Educação e Desporto, Sofia Ribeiro. A moderação estará a cargo de Katia Guerreiro, Comissária da PDL26 – Capital Portuguesa da Cultura.
Durante a tarde, o debate continua com o painel “Cultura e Educação”, que reúne Adelina Pinto (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, projecto A Oficina – Mais Três), Andreia Dias (educação, mediação e participação, CAM Gulbenkian, projecto Lugar) e Pedro Patacho (vereador da Cultura do município de Oeiras, projecto Oeiras Educa+). A conversa será moderada por Inês Dias, jornalista da Antena 1 Açores.
O terceiro e último painel, “Cultura e Território”, apresenta três exemplos de práticas culturais com impacto local: Filipe Cartaxo, presidente do projecto Festival Bons Sons; Miguel Abreu, director-geral da Associação Academia de Produtores (projecto Fôlego); e Vilma Reis, responsável pelo projecto Coimbra Coolectiva.
A moderação ficará a cargo do jornalista Nuno Martins Neves, do jornal Açoriano Oriental.
O encerramento da conferência ficará marcado por um concerto do grupo Alvorada, evocativo de Carlos Paredes, no ano em que se assinala o centenário do nascimento do guitarrista. O espectáculo é uma cortesia do Museu do Fado, Lisboa, e pretende ser um momento de celebração da música portuguesa e da sua ligação profunda à identidade colectiva.
Recorde-se que Ponta Delgada é responsável pela organização da Capital Portuguesa da Cultura no ano de 2026, depois de Aveiro em 2024 e Braga em 2025, e imediatamente antes de Évora assumir a missão de Capital Europeia da Cultura em 2027.

Homenagem aos produtores
de leite açorianos

Durante a conferência “Cultura, Educação e Território no lugar do amanhã” será anunciado o artista seleccionado para criar a obra de arte pública em homenagem aos produtores de leite açorianos – uma iniciativa desenvolvida no âmbito de Ponta Delgada – Capital Portuguesa da Cultura 2026, em parceria com a Bel Portugal.
Este projecto artístico visa celebrar os 10 anos do Programa Leite de Vacas Felizes, homenageando os produtores de leite açorianos, os animais e a ligação à terra — três pilares da sustentabilidade e identidade dos Açores.
A obra de arte, a ser inaugurada em Março de 2026, em Ponta Delgada, no Dia Mundial da Agricultura, integrando o programa oficial da Capital Portuguesa da Cultura, foi escolhida de entre as propostas originais apresentadas por quatro artistas, Cristina Ataíde, Marcelo Moscheta, João Miguel Ramos e Sofia de Medeiros, com a curadoria de José Maçãs de Carvalho.
O júri foi composto por José Maçãs de Carvalho (curador de artes visuais de Ponta Delgada 2026), Paulo Ferreira (curador de literatura de Ponta Delgada 2026), Alexandre Pascoal (director do Arquipélago – Centro Artes Contemporâneas) e por Eduardo Vasconcelos, Paula Amaral e Yvan Mendes, da Bel Portugal .

Edit Template
Notícias Recentes
Revelada nova espécie de mosca-das-flores exclusiva de São Miguel
“Startup” açoriana entre as vencedoras de concurso sino-lusófono 929 Challenge em Macau
Presidente da Sata Holding demite-se mas Governorecusa “perturbações” nas reestruturações em curso
Deputado da IL na Assembleia Municipal de Ponta Delgada quer listagem das obras municipais em curso
José Manuel Bolieiro lembra avanços em várias áreas nas Flores e valoriza cooperação com municípios
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores