Edit Template

São Miguel acolhe congresso internacional sobre lesões da medula espinal

O Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, será palco nos dias 15 e 16 de Outubro de 2025 do congresso internacional “Azores International Meeting on Spinal Cord Injury” (AIM-SCI), reunindo investigadores, médicos e outros profissionais de nove países e três continentes ligados ao estudo e tratamento da lesão da medula espinal.
O evento é organizado pela equipa ReNEU do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho e conta com o apoio de várias instituições nacionais e internacionais, entre as quais se destaca a Fundação “la Caixa”.
A iniciativa assinala também a 10ª reunião da Rede Portuguesa de Investigadores em Lesão Medular, celebrando uma década de colaboração científica e de avanços nesta área.
A sessão de abertura está marcada para hoje, às 9h00. Os principais oradores do congresso são Simone di Giovanni (Imperial College London, Reino Unido), Charles Hubscher (University of Louisville, EUA) e Susan Harkema (Tim and Caroline Reynolds Center for Spinal Stimulation, EUA).
Ao longo de dois dias, o AIM-SCI 2025 prevê palestras de especialistas de renome e apresentações científicas orais e em formato de poster, além de proporcionar aos participantes a oportunidade de descobrir a natureza e a cultura únicas da ilha de São Miguel.
Segundo Nuno Silva, presidente da comissão organizadora e investigador do ICVS, “trazer este congresso para os Açores é uma forma de aproximar cientistas europeus e norte-americanos, promovendo novas colaborações e ideias que possam ter um impacto real na qualidade de vida das pessoas com lesão medular, sendo também uma oportunidade de levar a ciência aos territórios insulares e de projectar internacionalmente a investigação de excelência que se faz em Portugal nesta área”.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Castro diz que mercado limitado nos Açores dificulta privatização do handling do Grupo SATA
Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com recuperação do Paul do Belo Jardim
Consumo de electricidade nos Açores sobe 1,6% em 2025 e atinge 821,6 GWh
Apoios do Mar 2030 retidos: Executivo diz que o IFAP ainda não processou pagamentos após transferências regionais já efectuadas
novobanco dos Açores promove sessão de esclarecimento sobre o Programa Capital Participativo Açores II
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores