O Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, será palco nos dias 15 e 16 de Outubro de 2025 do congresso internacional “Azores International Meeting on Spinal Cord Injury” (AIM-SCI), reunindo investigadores, médicos e outros profissionais de nove países e três continentes ligados ao estudo e tratamento da lesão da medula espinal.
O evento é organizado pela equipa ReNEU do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho e conta com o apoio de várias instituições nacionais e internacionais, entre as quais se destaca a Fundação “la Caixa”.
A iniciativa assinala também a 10ª reunião da Rede Portuguesa de Investigadores em Lesão Medular, celebrando uma década de colaboração científica e de avanços nesta área.
A sessão de abertura está marcada para hoje, às 9h00. Os principais oradores do congresso são Simone di Giovanni (Imperial College London, Reino Unido), Charles Hubscher (University of Louisville, EUA) e Susan Harkema (Tim and Caroline Reynolds Center for Spinal Stimulation, EUA).
Ao longo de dois dias, o AIM-SCI 2025 prevê palestras de especialistas de renome e apresentações científicas orais e em formato de poster, além de proporcionar aos participantes a oportunidade de descobrir a natureza e a cultura únicas da ilha de São Miguel.
Segundo Nuno Silva, presidente da comissão organizadora e investigador do ICVS, “trazer este congresso para os Açores é uma forma de aproximar cientistas europeus e norte-americanos, promovendo novas colaborações e ideias que possam ter um impacto real na qualidade de vida das pessoas com lesão medular, sendo também uma oportunidade de levar a ciência aos territórios insulares e de projectar internacionalmente a investigação de excelência que se faz em Portugal nesta área”.