O Azorean International Film Festival regressa ao Teatro Micaelense para a sua segunda edição, com uma programação que se divide em duas etapas: a Mostra de Cinema Açoriano, de 13 a 21 de Dezembro de 2025, e a Competição Internacional, de 20 a 25 de Janeiro de 2026.
Com direcção artística de Sofia Caetano e Elliot Sheedy, o festival apresenta como novidades a inclusão de longas-metragens, sete categorias com prémio monetário e um júri internacional de renome, que conta com a participação do realizador Werner Herzog e João Gonzalez.
Entre 13 e 21 de Dezembro, a Mostra Cinema Açoriano ocupará as salas do Teatro Micaelense e da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, com uma programação focada na exibição de trabalhos cinematográficos ligados à região. O grande objectivo desta secção, que será programada pela Direcção Artística do festival, é celebrar o cinema açoriano e dá-lo a conhecer a um público alargado. Em paralelo com a mostra dos filmes, haverá também workshops, masterclasses, conversas, jantares de networking e after-parties.
Entre 20 e 25 de Janeiro, a Competição Internacional terá sete categorias, cada uma delas com um júri que decidirá os vencedores: Werner Herzog, Lucki Stipetić e Liliana Díaz Castillo na categoria de Longas-metragens de Ficção e Documentário; Marc Vila, Paulina Martinez e Héctor Ulloque Franco nas Curtas-metragens de Ficção e Documentário; João Gonzalez e Inês Teixeira nas Curtas-metragens de Animação; Luís Banrezes e Balada Brassado nas Curtas-metragens/Vídeos de Música. A sétima categoria é a Curta-metragem Favorita do Público, sendo os espectadores a votar no seu filme favorito.