Edit Template

Lagoa celebra Natal 2025 com programa de actividades para todas as idades

A Câmara Municipal de Lagoa preparou um programa diversificado de actividades culturais e recreativas para todas as idades para festejar a quadra natalícia, época propicia aos convívios e aos momentos em família que acontecem também em espaços públicos com a magia e a alegria propícia à época festiva.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, este programa reflecte “o esforço da Câmara Municipal em oferecer à comunidade local diversas actividades culturais e recreativas, aliadas à valorização da identidade local e histórica do concelho, que é conhecida também pelas suas tradições e raízes, nomeadamente no que diz respeito aos presépios. Por outro lado, o propósito assenta também em proporcionar um ambiente festivo a residentes, dinamizando espaços e equipamentos públicos, por forma também a captar mais visitantes durante o período natalício à Lagoa.” O autarca realça ainda a importância do contributo e parceria de várias instituições, associações e artistas locais na realização destas actividades, crucial para a sua concretização e êxito das iniciativas.
O programa inicia-se, amanha, 1 de Dezembro, pelas 16h00, com o concerto da Bolinha de Música (Rute Cancela), uma referência a nível nacional. Terá a participação das crianças do ATL da Santa Casa da Lagoa e como convidado Miguel Esteves. No final do concerto, surgirá o Pai Natal com um presente para todas as crianças.
Pelas 18h30, terá lugar a inauguração do Presépio da Luz, executado por Catarina Furtado com a curadoria de Eurico Caetano. Ambas as iniciativas acontecem no Convento de Santo António e seu jardim, em Santa Cruz. Já a abertura da iluminação de Natal no concelho de Lagoa, das lojas natalícias e da Casinha do Pai Natal, está prevista para o dia 6 de Dezembro, pelas 18h00, sendo um dos momentos mais esperados e que será protagonizado pela actuação musical do Coro Infantil do Centro de Actividades de Tempos Livros “O Borbas”.
De salientar que, a atractividade, este ano, para as crianças, a inaugurar também dia 6 de Dezembro e que decorrerá até 6 de Janeiro de 2026, será o comboio e o carrossel de Natal, que proporcionará momentos de magia e alegria entre os mais novos. Estas actividades serão complementadas com diferentes animações e actuações, num fim-de-semana especial, 7 e 8 de Dezembro, com destaque para a actuação do palhaço Ticosi e a Oficina de Enfeites de Natal do Expolab, entre várias actuações diversificados de vários grupos locais. Igualmente previstos para estes dias, estão passeios de lagarta e de carruagem com o Pai Natal e Figuras da Disney, passeios de póneis, bem como animações musicais e actividades diversas direccionadas às crianças.
Para além de todos estes eventos, estão, igualmente, previstos no programa de Natal, a realização de diversos workshops que fomentam o conhecimento, criatividade e talento no artesanato, bem como diversas actividades pedagógicas e recreativas para crianças, dinamizadas no Convento de Santo António, com destaque para o workshop para decoração de Natal com João Ponte e sabonete de Natal com Susana Benevides, cujas inscrições estão a decorrer. O cinema é também valorizado no programa de Natal com duas exibições “O estranho mundo de Jack”, no dia 28 de Dezembro, e “Dias Perfeitos” no dia 4 de Janeiro que vão acontecer no claustro do Convento, seguidas da tradição do menino mija”.
Diversos Concertos de Natal de diferentes géneros musicais estão também agendados para o Auditório Ferreira da Silva, na Vila de Água de Pau, nomeadamente com a Filarmónica Fraternidade Rural e outro pelo Coral de S. José, no dia 12 e 14 respectivamente. Destaque ainda para o dia 17, para a exibição da peça de teatro “A Carochinha e João Ratão”, também neste auditório, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Água de Pau. Já entre os dias 12 e 14, o jardim do Convento de Santo António acolhe a Feira Solidária de Natal, numa iniciativa realizada pela Junta de Freguesia de Santa Cruz.
Conhecida por ser uma Cidade Presépio, poderão ainda ser visitadas várias exposições dedicadas aos presépios em vários locais do concelho, nomeadamente com destaque para os patentes no Museu de Lagoa Açores, no qual se ressalva a exibição do presépio tradicional de Emanuel Maré.
As celebrações estendem-se com a entrada no novo ano 2026, com o concerto de recepção de boas-vindas ao novo ano pelo Orfeão de N. Sra. do Rosário e encerram, no dia 31 de Janeiro, com o tradicional Cantar às Estrelas.

Edit Template
Notícias Recentes
República estabelece contrato de 155,9 milhões que garante até 2052 cabos submarinos para ligarem o continente aos Açores
Relatório final da Estrutura para a Saúde Mental dos Açores aponta importantes avanços alcançados, mas deixa alertas para o futuro
Casamentos disparam 11% nos Açores atingindo os 782 nos primeirosnove meses do ano
Trinta novos soldados prestaram Juramento de Bandeira
Actividades de divulgação das Forças Armadas nos Açores para o presente ano lectivo começam por Santa Maria
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores