Edit Template

Nova campanha Escola Electrão já com nove estabelecimentos de ensino dos Açores inscritos

A 15ª edição da campanha “Escola Electrão”, que promove a correcta separação e encaminhamento para reciclagem de resíduos de pilhas, baterias e equipamentos eléctricos, mas também de embalagens usadas, arrancou no início do ano lectivo de 2025/2026 e conta já com a inscrição de 9 escolas do arquipélago dos Açores. Estas são a EB1, 2, 3/S de Velas (São Jorge), o Colégio Arco-Íris, EB1/JI Padre José Gomes Pereira, EB2,3 de Ginetes, Escola Secundária de Lagoa e Jardim-Escola João de Deus – Ponta Delgada, todas em São Miguel, e também a Escola Secundária Manuel de Arriaga (Faial) e, da ilha Terceira, as escolas EB1,2,3/JI de Angra do Heroísmo e Escola Profissional da SCM de Angra do Heroísmo .
Com as inscrições ainda abertas, a nível nacional a campanha conta já com mais de 500 escolas inscritas.
Esta acção de contribuir para a preservação do ambiente é convertida em prémios para as escolas que, por cada 100 quilos de pilhas, 100 quilos de lâmpadas ou 1000 quilos de equipamentos eléctricos usados, recebem um cheque-prenda no valor de 75 euros. Ao longo de 14 anos a Escola Electrão já recolheu mais de 7300 toneladas de resíduos, o equivalente ao peso da estrutura da torre Eiffel.
Paralelamente, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), que este ano decorre de 22 a 30 de Novembro, dedicada aos equipamentos eléctricos usados, está a ajudar a dar um novo impulso a esta15ª edição da campanha de reciclagem “Escola Electrão”.
“Liga o valor, desliga o resíduo” é uma das mensagens chave da semana temática, que acaba de integrar o Electrão como membro da comissão de acompanhamento desta iniciativa europeia.
O objectivo da Semana Europeia é sensibilizar para a redução da produção de resíduos e promover a economia circular, o que passa por reduzir o consumo desnecessário, reutilizar produtos e materiais e reciclar resíduos correctamente, objectivo que se cruza com o propósito da Escola Electrão, que pretende sensibilizar para a necessidade de encaminhar correctamente para reciclagem pilhas e equipamentos eléctricos, além de embalagens.
Até ao final do 1º período serão dinamizadas várias iniciativas dedicadas ao tema da reciclagem de aparelhos eléctricos, incluindo acções de sensibilização em 30 Escolas Electrão e visitas a unidades de reciclagem, entre outras.

Edit Template
Notícias Recentes
República estabelece contrato de 155,9 milhões que garante até 2052 cabos submarinos para ligarem o continente aos Açores
Relatório final da Estrutura para a Saúde Mental dos Açores aponta importantes avanços alcançados, mas deixa alertas para o futuro
Casamentos disparam 11% nos Açores atingindo os 782 nos primeirosnove meses do ano
Trinta novos soldados prestaram Juramento de Bandeira
Actividades de divulgação das Forças Armadas nos Açores para o presente ano lectivo começam por Santa Maria
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores