A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) assinala esta semana o seu 32.º aniversário com o lançamento de uma nova campanha de crowdfunding: “Dê um azevinho ao priolo”, que pretende angariar entre 10 e 20 mil euros para ampliar e reforçar o habitat do priolo, um símbolo da natureza açoriana e uma espécie cujo único habitat em todo o mundo fica na ilha de São Miguel.
O priolo já esteve à beira da extinção, mas graças ao trabalho liderado pela SPEA ao longo de mais de duas décadas, em colaboração com parceiros regionais e locais, a espécie recuperou e a sua população encontra-se hoje estável. Esta recuperação só foi possível através do restauro da floresta nativa de laurissilva, que fornece alimento e refúgio ao priolo — e cuja protecção continua a ser essencial para o seu futuro.
A nova campanha surge perante uma oportunidade concreta: a possível aquisição de terrenos contíguos a áreas já restauradas pela SPEA na zona Este de São Miguel. A compra destes terrenos permitirá expandir o habitat disponível e reforçar a recuperação da floresta nativa, através da plantação de azevinho e outras espécies fundamentais para o priolo.
“Estamos perante uma oportunidade real de ampliar a área segura onde o priolo vive e se alimenta. Cada donativo pode literalmente transformar-se num azevinho a crescer na serra”, destaca Rui Botelho, coordenador da SPEA Açores.
A campanha decorre em www.azevinho.spea.pt, onde qualquer pessoa pode contribuir e partilhar a iniciativa. Todos os doadores recebem um cartão digital para oferecer como presente simbólico neste Natal, convidando mais pessoas a juntar-se à conservação desta ave única.
