Edit Template

“Startup” açoriana entre as vencedoras de concurso sino-lusófono 929 Challenge em Macau

As ‘startups’ portuguesas Azores Life Science e Complear alcançaram os terceiro e primeiro lugares, respetivamente, na quinta edição da competição sino-lusófona 929 Challenge, em Macau.
A Complear ajuda empresas de saúde digital a cumprir as exigências dos reguladores, enquanto a Azores Life Science produz cosméticos com recursos naturais do arquipélago dos Açores.
Em segundo lugar na final do concurso, que decorreu no passado domingo, ficou a brasileira Phycolabs, que transforma algas em produtos têxteis.“A qualidade geral deste ano foi excecional, em particular o desempenho das empresas dos países de língua portuguesa”, disseram os cofundadores do evento, Marco Duarte Rizzolio e José Alves, citados num comunicado divulgado pela organização.
“Destacaram-se os projectos de biotecnologia, alinhando-se positivamente com o foco estratégico da China na biotecnologia”, acrescentaram os memos reponsáveis. Divididas em duas categorias, 16 equipas finalistas – oito ‘startups’ e oito de universidades chinesas e dos países de língua portuguesa, disputaram a final da quinta edição desta competição sino-lusófona.
A Universidade de Hong Kong destacou-se na categoria universitária, com a Universidade de Macau e a Universidade do Porto a completarem o pódio.
A equipa da Universidade do Porto venceu ainda o prémio de ‘Startup’ com Maior Impacto.
A quinta edição do 929 Challenge incluiu, pela primeira vez, o prémio ‘Future Builder’ (Criador do Futuro), para a melhor ‘startup’ dos PALOP e de Timor-Leste. O galardão foi para o projeto de Moçambique Xa Nene, que usa larvas de moscas para tornar lixo orgânico em comida para animais.
A empresa portuguesa Dermamatica, que usa inteligência artificial (IA) para o rastreio a três dimensões do cancro da pele, recebeu o prémio de ‘Startup’ Mais Promissora.
A edição deste ano registou um montante total de prémios de 300 mil patacas (cerca de 32.400 euros) e quatro mil dólares (3,7 mil euros) em serviços e ferramentas da Alibaba, de acordo com a organização.
O 929 Challenge é coorganizado pelo Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau) e por instituições da região administrativa especial chinesa, incluindo universidades.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Castro diz que mercado limitado nos Açores dificulta privatização do handling do Grupo SATA
Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com recuperação do Paul do Belo Jardim
Consumo de electricidade nos Açores sobe 1,6% em 2025 e atinge 821,6 GWh
Apoios do Mar 2030 retidos: Executivo diz que o IFAP ainda não processou pagamentos após transferências regionais já efectuadas
novobanco dos Açores promove sessão de esclarecimento sobre o Programa Capital Participativo Açores II
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores