Rui Coutinho, que na Terça-feira se demitiu da presidência do Conselho de Administração da SATA Holding, deverá ser o novo director dos dois aeroportos da Região Autónoma da Madeira (Madeira e Porto Santo).
De acordo com o portal de notícias de aviação Newsavia, esta nomeação está relacionada com uma mudança de direcção em três lugares de direcção nos aeroportos nacionais que será anunciada brevemente pela ANA – Aeroportos de Portugal, concessionária das principais infra-estruturas aeroportuárias do país. No entanto, em declarações à Antena 1 Açores, o ex-presidente da SATA, rejeita que vá ocupar o cargo de Director do Aeroporto do Funchal, sem gravar declarações, dizendo apenas que o seu futuro profissional é uma decisão que lhe pertence e que prefere não divulgar, para já.
A par da mudança de Rui Coutinho para a Região Autónoma da Madeira, o actual director do Aeroporto Cristiano Ronaldo, Edgar Carvalho, que já tinha manifestado o seu interesse em mudar, por motivo familiares, irá ocupar o lugar de director do Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, no Algarve.
Por sua vez, o ainda director do aeroporto algarvio, o açoriano Alberto Mota Borges, vai regressar à ilha de São Miguel, para assumir a direcção dos aeroportos dos Açores geridos pela ANA (Ponta Delgada, Santa Maria, Horta e Flores), actualmente assegurada por José Luís Alves, que passará à aposentação.