Edit Template

Câmara Municipal de Ponta Delgada atribui 243 bolsas universitárias num investimento superior a 345 mil euros

A dois meses do encerramento do período de candidaturas ao Programa de Atribuição de Bolsas de Acesso ao Ensino Superior, a Câmara Municipal de Ponta Delgada já aprovou a atribuição de 243 bolsas, no presente ano lectivo, o que representa um investimento de 345.785,75 euros, anunciou a Vereadora Cristina do Canto Tavares.
“Consideramos que esta é uma das políticas públicas mais transformadoras e estruturantes da nossa governação, uma vez que, a educação é a maior ferramenta de transformação social. Cada euro investido neste programa, é um euro aplicado no futuro do concelho. Estas bolsas são um sinal claro de que acreditamos nos nossos jovens e queremos garantir que dispõem de todas as condições necessárias para vencer”, afirmou a autarca.
Cristina do Canto Tavares falava, na Quinta-feira, durante a tomada de posse dos órgãos sociais da Associação Académica da Universidade dos Açores (AAUA), ocasião onde destacou o “impacto directo” da medida na vida das famílias do concelho.
“Vivemos num momento em que as famílias enfrentam desafios económicos cada vez mais exigentes. Cabe-nos, por isso, apresentar respostas concretas que aliviem a pressão do dia-a-dia. Estas bolsas são exactamente isso: uma solução que faz diferença na vida das pessoas”, explicou.
Recorde-se que, em 2023, o actual executivo procedeu à revisão do regulamento do Programa de Atribuição de Bolsas de Acesso ao Ensino Superior, alargando critérios e, como tal, o número de estudantes elegíveis. Esta alteração resultou na atribuição de mais de mil bolsas universitárias, representando um investimento municipal de quase 1,5 milhões de euros, desde então.
Na ocasião, a autarca felicitou ainda os novos elementos da AAUA, sublinhando a importância da associação académica para o concelho.
“A Associação Académica da Universidade dos Açores é a voz de defesa dos interesses dos estudantes e do seu desenvolvimento pessoal, social e académico. As actividades que desenvolvem, impulsionam o dinamismo social e cultural do concelho, contribuindo para o desígnio comum de transformar Ponta Delgada numa verdadeira cidade universitária”, frisou.
A Vereadora Cristina do Canto Tavares endereçou, por isso, os votos dos maiores sucessos à nova direcção da AAUA, que passa a ser presidida por João Oliveira Soares.
De notar que as candidaturas às bolsas universitárias decorrem até 31 de Janeiro, e requerem o preenchimento do formulário que se encontra disponível no portal online do Município ou nas Lojas do Munícipe.
O mesmo deve ser acompanhado dos documentos indicados no artigo 6.º do regulamento, que pode ser consultado através da seguinte hiperligação: https://pontadelgada.city/4lIiwKL.
Reunida toda a documentação solicitada, as candidaturas devem ser submetidas por correio electrónico – [email protected] – ou, presencialmente, nos serviços municipais localizados no Largo Dr. Manuel Carreiro, Nº24.

Edit Template
Notícias Recentes
Palácio de Sant’Ana acolhe concertode jovem pianista Luís Martins
Trabalhadores do pessoal de terra da SATA Air Açores alertam para riscos da privatização do handling
Escola da Ribeira Grande distinguida em concurso nacional “Escola Amiga da Criança”
São Jorge torna-se a primeira área do país totalmente certificada em Bem-Estar Animal
EBI da Lagoa destaca redução de casos de bullying e reforça aposta na prevenção e cidadania
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores