O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, esteve presente no evento “IA & Negócios”, realizado na Sexta-feira, no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, onde realçou a necessidade de desenvolver novas valências ligadas à formação e academia, essenciais para maximizar o potencial do ecossistema tecnológico existente no Parque Tecnológico.
Na ocasião, o Presidente afirmou que “a inteligência artificial desempenha um papel fundamental no aumento da eficiência, competitividade e qualidade de vida na Região, especialmente num arquipélago marcado pela distância aos continentes. A localização geográfica dos Açores, no centro do Atlântico entre a Europa e a América, ganha novo valor com o uso de algoritmos avançados capazes de optimizar processos, investigação e análise de dados, potenciando infra-estruturas de comunicação e logística e transformando a Região num ponto estratégico para dados, conectividade e inovação”.
Frederico Sousa destacou “o potencial crescente do concelho da Lagoa enquanto motor de inovação, conhecimento e desenvolvimento, inserido numa região que se afirma como referência tecnológica”. Sublinhou, também, o papel central do Tecnoparque, integrado no NONAGON, que se tornou “um polo de atracção de talento, empresas tecnológicas e projectos disruptivos, fruto de uma parceria sólida entre o Governo Regional, o Município e o sector empresarial”. Referiu, ainda, que, “na área da saúde, estão a surgir projectos que combinam biotecnologia e investigação aplicada, reforçando um sector estratégico tanto para os Açores como para o País”.
Outro marco destacado pelo Presidente foi “a instalação da infra-estrutura de dados da Google no Tecnoparque, investimento que coloca os Açores, e em particular a Lagoa, no mapa global da economia digital, contribuindo para a criação de competências, atracção de novas empresas e integração nas principais rotas internacionais de dados”. A este desenvolvimento Frederico Sousa juntou “a importância dos cabos submarinos de comunicação, que reforçam a centralidade geoestratégica dos Açores e posicionam a Lagoa como ponto de convergência para operações tecnológicas internacionais, garantindo conectividade de alta qualidade e impulsionando novos investimentos ligados à economia dos dados”.
De referir que o evento “IA & Negócios” organizado pela Nonagon, com apoio do PRR e do Governo Regional, reuniu especialistas, empresas e entidades públicas para debater o impacto da inteligência artificial na economia, apresentar casos de aplicação prática e promover a cooperação entre agentes regionais e internacionais no sector da inovação tecnológica.
