Edit Template

Chumbada proposta do Chega de concurso público internacional para transportes marítimos de mercadorias

Acabou rejeitado o Projecto de Resolução do CHEGA para a abertura de um concurso público internacional para a prestação do serviço público de transporte marítimo de mercadorias, face a um modelo de transporte marítimo de mercadorias ineficaz, oneroso, opaco e tecnicamente ultrapassado.
No debate da proposta, o deputado Francisco Lima indicou que as três empresas de armadores a operar nos Açores não estão a perder dinheiro, pois têm taxas de rentabilidade do capital próprio entre 13% e 27%, e “não estão a fazer um favor aos Açores”.
O parlamentar defendeu a proposta dos ataques dos restantes partidos – que a acusaram de promover o monopólio – afirmando que actualmente há um oligopólio em que o preço é concertado entre os três armadores, os preços dos contentores são exorbitantes, e as empresas a operar na Região não têm nenhum plano para melhorar e modernizar os navios actualmente a operar nos Açores.
Curiosamente, afirmou Francisco Lima, só depois da proposta do CHEGA ter sido apresentada em Julho deste ano, parece que a situação dos transportes marítimos melhorou. “Este Governo já vai para cinco anos em funções, porque se levou tanto tempo a descobrir a panaceia? Porque sofreram durante tanto tempo os Açorianos?”, questionou.
Perante as acusações do CDS-PP de que a proposta do CHEGA é uma medida soviética, Francisco Lima indicou que é a Comissão Europeia que aconselha a realização de concursos públicos internacionais para evitar os monopólios e permitir que haja concorrência.
“Nós recomendamos ao Governo Regional que, com a República, faça uma proposta que seja competitiva”, no entanto, alguns partidos com assento parlamentar “dizem que o transporte marítimo de mercadorias está mal, mas não querem que se faça nada”.
Perante as acusações do CDS-PP de ser uma medida de politiquice, o líder parlamentar do CHEGA, José Pacheco, afirmou que “politiquice é um partido andar às cavalitas dos outros partidos e vir aqui para receber medalhas”.

Edit Template
Notícias Recentes
PS quer esclarecimentos sobre fim das cartaspara marcação de consultas no hospital da ilha Terceira
Câmara da Povoação recebe cantata de Reis dos alunos da EB/JI Monsenhor João Maurício Amaral Ferreira
PDL26 arranca a 29 de Janeiro com espectáculo “Deixa passar a vida” no Coliseu Micaelense
Governo dos Açores reforça aposta estratégica na renovação geracional com apoio de 2,8 milhões de euros para jovens agricultores
Governo dos Açores vai apresentar Antepropostade Lei para alterar Decreto-Lei sobre Subsídio Socialde Mobilidade
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores