O XII Festival de Sopas das Furnas vai decorrer no dia 10 de Janeiro de 2026, Sábado, e tem como objectivo de angariar fundos para o restauro da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Alegria, com intuito da remodelação da bancada principal, já muito danificada. Terá início pelas 19h00, no Pavilhão Multiusos das Furnas, disponibilizado pelo Município da Povoação, e situado na rua 25 de Abril, possuindo um parque de estacionamento para os seus participantes.
Em sintonia com o espírito natalício e encerrando a quadra festiva, os visitantes são convidados a explorar as tradições locais após uma visita ao singular presépio das Caldeiras, que este ano assinala o seu 50º aniversário, podendo de seguida desfrutar da edição do Festival de Sopas, no qual poderá degustar, aproximadamente, de 30 sopas tradicionais. As sopas são oferecidas pela restauração e por particulares, envolvendo assim toda a freguesia no restauro das suas igrejas. Este Festival é organizado pelo Conselho para os Assuntos Económicos da Paróquia de Sant´Ana.
A organização sublinhou a relevância do evento, referindo que “o Festival das Sopas já se afirma como uma marca identitária do Concelho da Povoação e da nossa região açoriana, estando inclusivamente a atrair visitantes do continente que se deslocam propositadamente para participar na iniciativa. Contamos com o envolvimento de toda a comunidade na preservação do património religioso, um espaço que acolhe anualmente inúmeros fiéis e turistas em visita à freguesia”.
Deste modo, a Comissão de Festas exprime que “as obras de remodelação da bancada principal da igreja enfrentam um atraso, mas o esforço e a dedicação para a sua conclusão permanecem constantes. Estamos comprometidos em avançar, com a certeza de que este trabalho beneficiará toda a comunidade a longo prazo”.
A Paróquia de Sant’Ana confirmou que foi realizado um investimento na renovação de objectos litúrgicos que se encontravam degradados, contribuindo assim para conferir maior dignidade às celebrações religiosas. Nesse sentido, destaca-se a aquisição de um novo turíbulo de prata, do século XXI, que conjuga traços antigos e contemporâneos e um conjunto de seis velas de cera líquida destinadas a garantir maior valorização à liturgia e segurança.
O bilhete tem um custo de 6 euros para os adultos e de 3 euros para crianças até aos 7 anos, e poderá ser adquirido à entrada do espaço onde se realizará o evento. Pela primeira vez, o evento contará com animação musical, a cargo de Brunim do Acordeão e Amigos, enriquecendo a programação cultural. Além da oportunidade de saborear uma variedade de sopas, os participantes também podem desfrutar das típicas malassadas, garantindo uma experiência gastronómica completa. O evento contará com um bazar e a oportunidade de participar em diversos sorteios de cabazes regionais, já incluído no valor do bilhete da entrada, tornando o evento mais agradável. Também neste ano, os participantes terão ainda a oportunidade de ganhar um bilhete duplo através de um sorteio online promovido nas redes sociais da paróquia.
