Edit Template

Sul-coreana INNOSPACE escolhe Santa Maria como base de lançamentos espaciais na Europa

O Atlantic Spaceport Consortium (ASC), empresa que opera o porto espacial da ilha de Santa Maria, foi selecionado pela INNOSPACE como seu parceiro europeu de lançamento.
O contrato plurianual de serviços de lançamento garante à INNOSPACE o acesso prioritário a uma plataforma de lançamento e permite que a sua série de veículos de lançamento HANBIT seja lançada para órbita a partir dos Açores nos próximos anos.
A empresa sul-coreana desenvolveu uma família de veículos de lançamento híbridos, com propelentes seguros e ambientalmente limpos, denominada HANBIT, com capacidades de carga útil que variam entre os 90 kg e os 1300 kg, permitindo um acesso regular e económico ao espaço a partir de todos os continentes. Com acordos já assinados para a acesso a portos espaciais no Brasil e na Austrália, adicionando Portugal entre os seus locais de lançamento preferenciais, a INNOSPACE está agora apta a operar os seus veículos a nível global.
“É uma honra para nós termos sido escolhidos pela INNOSPACE como o seu parceiro europeu para o porto espacial. Este contrato está alinhado com a visão do ASC para um porto espacial aberto, e estamos gratos à INNOSPACE pela confiança depositada em nós”, afirmou Bruno Carvalho, Diretor do Atlantic Spaceport Consortium, em comunicado, ao que acrescenta que “o porto espacial de Malbusca prosperará nos próximos anos e a INNOSPACE irá certamente liderar o caminho para a órbita a partir de Santa Maria. Trabalharemos arduamente para receber a INNOSPACE e garantir que as suas operações decorram com naturalidade, de forma segura e eficiente.”
Por sua vez, afirmou Soojong Kim, fundador da INNOSPACE afirma que “Este acordo representa um marco significativo para a INNOSPACE, uma vez que estabelece o nosso primeiro local de lançamento na Europa, após o Brasil e a Austrália, expandindo a nossa rede global de lançamentos para a região europeia”. O também CEO da INNOSPACE diz ainda que “ao ligar locais de lançamento na América do Sul, Oceânia e Europa, construímos uma estrutura global de operações de lançamento que permite aos clientes selecionar, de forma flexível, locais de lançamento e trajetórias orbitais adaptadas aos requisitos das suas missões.”
Também citado no mesmo comunicado, Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa destaca que “A decisão da INNOSPACE de lançar a partir de Santa Maria é um forte sinal de confiança internacional nas ambições espaciais de Portugal. Este acordo ajuda a acelerar o caminho para serviços de lançamento orbital seguros, sustentáveis e regulamentados a partir dos Açores, criando oportunidades para atividades de elevado valor na região”.
Recorde-se que em agosto de 2025, Portugal concedeu a primeira licença do país para operar um centro de lançamento, autorizando o Atlantic Spaceport Consortium a operar o Centro de Lançamento de Malbusca, na ilha de Santa Maria.
O contrato agora assinado entre a INNOSPACE e o Atlantic Spaceport Consortium tem vigência até 2030 e prevê um primeiro voo orbital, a partir de Santa Maria, no final de 2026 e lançamentos orbitais regulares da família de foguetões HANBIT, nos anos seguintes.

Edit Template
Notícias Recentes
Federação Agrícola dos Açores envia missiva de protesto à Presidente da Comissão Europeia em defesa das RUP
Marinha coordena resgate médico ao largo dos Açores
Sul-coreana INNOSPACE escolhe Santa Maria como base de lançamentos espaciais na Europa
BE propõe criação de regime de apoios à deslocação de docentes na Região Autónoma dos Açores
PS/Açores exige respostas e soluções para a habitação na Terra-Chã
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores