Edit Template

Chega quer reforço de financiamento para RTP Açores e RTP Madeira

Numa reunião entre o Grupo Parlamentar do Chega Açores e o Grupo Parlamentar do Chega na Assembleia da República, os desafios financeiros dos centros regionais da RTP nos Açores e na Madeira foram vistos como uma preocupação, dado considerar o Chega Açores “a importância estratégica e o verdadeiro serviço público que é feito pelas televisões regionais”.
Neste sentido, conforme nota de imprensa do partido, foi elaborado um Projecto de Resolução, que já deu entrada na Assembleia da República, para que haja um reforço do financiamento dos centros regionais da RTP nos Açores e na Madeira.
Reconhecendo o papel fundamental que a RTP Açores e a RTP Madeira desempenham nas duas Regiões como “veículos fundamentais de proximidade, identidade e representação das realidades insulares no espaço mediático nacional”, o Chega identifica, no entanto, uma “elevada dependência do financiamento proveniente da República e a ausência de mecanismos de reforço adequados às exigências crescentes do serviço público que lhes é cometido”. A insuficiência de recursos tem limitado a “manutenção, renovação e expansão da qualidade e diversidade da sua programação, bem como para investir em meios técnicos, humanos e tecnológicos indispensáveis ao exercício da sua missão”, pode ler-se no Projecto de Resolução.
No Orçamento de Estado para 2025 não houve reforço do financiamento dos centros regionais da RTP nos Açores nem na Madeira, o que “compromete a sustentabilidade do serviço público regional de média e coloca em risco a produção de conteúdos locais, a cobertura adequada de eventos regionais e a afirmação das identidades insulares no espaço informativo nacional”. Além disso, a fragilização financeira da RTP Açores e RTP Madeira “traduz-se num enfraquecimento da coesão nacional, ao desvalorizar o papel das Regiões Autónomas enquanto partes integrantes e indissociáveis da República”, diz o Gheg/Açores na referida notra de imprensa.
O Projecto de Resolução, assinado pela deputada dos Açores eleita pelo Chega, Ana Martins, e pelo deputado da Madeira eleito pelo Chega,
Para o líder parlamentar do Chega Açores, José Pacheco, este diploma “pretende acabar com uma injustiça que a República tem infligido à RTP Açores. que tem sempre de se sujeitar ao garrote financeiro de Lisboa, quando o trabalho que apresenta é meritório, estratégico e assegura também a nossa Autonomia”, conforme citado no comunicado.

Edit Template
Notícias Recentes
PS/Açores alerta para os impactos da má estratégia do Governo na economia do Faial
Chega quer reforço de financiamento para RTP Açores e RTP Madeira
Mais de um milhão de acessos na aplicação Saúde Açores
Bispo de Angra reconduz a Direcção da Fundação Pia Diocesana de Nossa Senhora das Mercês
Aeroportos dos Açores movimentaram 4,75 milhões de passageiros em 2025, mais 2,6% que em 2024
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores