A Câmara Municipal de Ponta Delgada apoiou a Cáritas de São Miguel no envio de um contentor solidário destinado a Cabo Verde, com o objectivo de apoiar as populações mais carenciadas da ilha de São Vicente, uma das mais afectadas pelas chuvas intensas, que, a 12 de Agosto de 2025, atingiram aquele arquipélago.
Como tal, a Vereadora com o pelouro da Acção Social, Cristina Canto Tavares, visitou as instalações da Cáritas, em Ponta Delgada, onde enalteceu o trabalho desenvolvido pela instituição e a relevância desta acção solidária, que permitirá o envio de um contentor de 40 pés com cerca de 6,5 toneladas de vestuário, material escolar, brinquedos, mobiliário, atoalhados, entre outros bens de primeira necessidade.
“A construção de uma sociedade mais justa e sustentável faz-se através da partilha, da reutilização responsável de recursos e da criação de verdadeiras redes de solidariedade”, sublinhou a autarca.
Cristina Canto Tavares recordou ainda que a autarquia tem apoiado o transporte destes contentores para os países africanos de língua oficial portuguesa, salientando que este apoio traduz não só a visão humanista e solidária do executivo municipal, mas também o espírito generoso de toda uma comunidade que se mobiliza através dos seus donativos para ajudar quem mais precisa.
“É com muito orgulho que percebemos que com o contributo de todos – desde o público ao sector privado, passando ainda pela participação individual – conseguimos fazer a diferença na vida das pessoas”, frisou.
A cerimónia ficou também marcada por um gesto simbólico protagonizado por crianças do ATL da Cáritas, que entregaram um grande envelope com um slogan “CARITAS É AMOR” inscrito no exterior.
O envelope foi colocado no interior do contentor solidário, de forma a que, aquando da sua abertura em Cabo Verde, seja a primeira mensagem visual recebida pelas crianças daquele arquipélago.
No seu interior seguem mensagens de Amor, Paz e Esperança escritas pelas crianças do ATL, às quais se juntaram outras mensagens deixadas por crianças presentes.
“Que os receptores destes bens e destas mensagens possam ter mais felicidade, bem-estar, alegria, e que vivam melhor”, exortou Cristina Canto Tavares.
A Cáritas da Ilha de São Miguel é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e um serviço sócio-caritativo da Diocese de Angra, que desenvolve respostas ajustadas às necessidades emergentes da comunidade. Ao longo do ano, apoia cerca de 1.500 famílias em situação de vulnerabilidade social na ilha de São Miguel.
A instituição recebe doações nas suas instalações, em Ponta Delgada, e disponibiliza também o serviço de recolha domiciliária de mobiliário, mediante agendamento prévio através do contacto telefónico 296 282 362.
