Edit Template

Pedro Soares reuniu com o Director Regional da Saúde

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, esteve reunido, ontem, com o Director Regional da Saúde, Pedro Paes, e com uma equipa de juristas.
A reunião decorreu na Direcção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira.
No encontro foram discutidos o ponto de situação dos cuidados de Enfermagem nos Açores, e o processo de reposicionamento dos Enfermeiros, incluindo temas como a circularidade e a aplicação do Decreto-Lei 111/ 2024 na região (o Decreto-Lei em questão trata de alterar o regime da carreira especial de enfermagem e o regime da carreira de enfermagem nas entidades públicas empresariais e nas parcerias em saúde, alterando as respectivas tabelas remuneratórias).
Para o Presidente da Ordem dos Enfermeiros dos Açores, “este encontro com o Director Regional da Saúde foi um momento relevante de diálogo e alinhamento. Uma possibilidade de averiguarmos algumas situações que nos preocupam relativamente aos cuidados de Enfermagem nos Açores, assim como abordarmos o processo que vem a decorrer relativamente aos reposicionamentos dos Enfermeiros. A Ordem dos Enfermeiros reconhece o empenho demonstrado pela tutela no cumprimento dos prazos estabelecidos, embora em situações pontuais exija mais celeridade. Reafirmamos que o reposicionamento dos enfermeiros açorianos é uma questão de justiça profissional e de valorização do serviço público.”
“Este encontro permitiu reforçar o caminho conjunto com a Direção Regional da Saúde, valorizando o trabalho feito e sublinhando a importância de transformar esse esforço em resultados tangíveis para os profissionais e para o sistema de saúde. Foi importante indicar e analisar conjuntamente algumas questões que ainda estão por concretizar no processo de regularização da carreira, tendo ficado assente de que serão resolvidos dentro do menor tempo possível, para que nenhum enfermeiro seja prejudicado”, sublinha Pedro Soares.
No âmbito da reunião, foram, ainda, discutidos outros assuntos, nomeadamente, “a necessidade de Enfermeiros, em especial nas ilhas sem hospital, onde continuo a defender a criação de apoios à fixação de Enfermeiros, para que os concursos abertos não fiquem desertos, como acontece actualmente; o processo de implementação do Enfermeiro de família nos Açores; e o apoio à formação pós base. Questões estas que merecem toda a nossa atenção e em que continuaremos a trabalhar”, garante o Presidente do Conselho Directivo Regional.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Soares reuniu com o Director Regional da Saúde
UGT/Açores reivindica aumentos salariais entre 5% e 9% e reforço do diálogo social em 2026
Autarquia de Ponta Delgada reforça contenção fiscal e mantém Imposto Municipal sobre Imóveis nos 0,3%
PJ e Marinha apreendem quase nove toneladas de cocaína num submersível ao largo dos Açores
Programa das comemorações dos 50 anos da Autonomia apresentado em Ponta Delgada
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores