O jurista Carlos Pinto Lopes foi indicado para assumir a presidência do conselho de administração do Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, substituindo Paula Macedo, que passa a dedicar-se exclusivamente às funções de diretora clínica, a seu pedido.
A decisão foi anunciada pela secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, que destacou a experiência do novo presidente, já membro da administração do HDES há um ano, “plenamente apto para desempenhar o cargo com rigor e continuidade”.
A governante agradeceu o empenho de Paula Macedo durante o último ano, sublinhando o “trabalho exemplar num período muito exigente”, após o incêndio de 2024 que forçou a transferência de pacientes e originou profundas alterações na estrutura hospitalar.
A nomeação de Carlos Pinto Lopes e de Teresa Ribeiro, que assumirá a presidência do Hospital da Horta, será formalizada na segunda-feira pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, dando continuidade à reorganização das administrações hospitalares açorianas.
O Hospital Divino Espírito Santo, o maior dos Açores, é a principal unidade de referência da rede regional de saúde, tendo desempenhado um papel essencial no reforço dos cuidados hospitalares da Região.