Edit Template

MiratecArts atribui Prémio Atlante ao escritor Valter Hugo Mãe

Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da actualidade e o mais lido em Portugal. A sua obra está traduzida em várias línguas, merecendo um prestigiado acolhimento em muitos países. A associação MiratecArts, com sede na ilha do Pico, nos Açores, atribuiu o Prémio Atlante a Valter Hugo Mãe, na abertura da XII edição do Azores Fringe Festival, no Auditório da Madalena do Pico.
Além de escritor, é editor, artista plástico, apresentador de televisão e cantor, ou como o director artístico da MiratecArts, Terry Costa, o apresentou, “um camaleão no mundo das artes”. O evento consistiu de uma conversa entre Terry Costa e Valter Hugo Mãe, num dos maiores palcos da região, Auditório da Madalena, e ainda uma oportunidade para o público fazer perguntas e momentos de autógrafos. Esta foi a primeira vez que Valter Hugo Mãe pisou a ilha com a montanha mais alta de Portugal. “Estar nas ilhas de bruma é sempre inacreditável. Mais ainda quando o Pico pode ser mesmo a mais bela de todas,” publicou Valter Hugo Mãe nas redes sociais. “Melhor modo de cuidar da tristeza, trazer refeição à alma, esperar, fazer esperança.”
O seu último romance, Deus na escuridão (Porto Editora, 2024), é o livro #1 na tabela de vendas do ano. Em 1999 recebeu o Prémio Almeida Garrett e em 2010 Pena de Camilo Castelo Branco. Seus livros premiados incluem: Prémio Literário José Saramago – o remorso de Baltazar Serapião; Prémio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano – A máquina de fazer espanhóis; Grande Prémio Portugal Telecom Melhor Livro do Ano – A máquina de fazer espanhóis; Grande Prémio APE – Contra mim.
MiratecArts Prémio Atlante é atribuído pelo corpo de trabalho do artista escritor que segue as suas paixões, sem medo de ser diferente. “ “Vinte anos de romances e mais de trinta na escrita”, Valter Hugo Mãe é um dos mais respeitados e mais lidos em Portugal,” notou Terry Costa durante a apresentação. “Não temos uma estatueta de ouro, mas sim o nosso símbolo de excelência, em formato peluche. É um prazer atribuir o Prémio Atlante, que significa persistência e ousadia no mundo das artes, a Valter Hugo Mãe”.
Valter Hugo Mãe junta-se, assim, à lista de ilustres distinguidos do Prémio Atlante, onde se incluem o dramaturgo e encenador Christopher Hampton, os músicos Zeca Medeiros e Luís Alberto Bettencourt, o realizador João Pedro Rodrigues, as gémeas artesãs Alzira & Conceição Neves, a ilustradora e cineasta Regina Pessoa, a pintora Fátima Madruga e o ilustrador, autor e fundador da Pato Lógico, André Letria.
“Meu sonho era de um dia conseguir juntar estas poderosas mentes criativas todas na mesma sala,” admite Terry Costa. O Azores Fringe Festival continua programação multidisciplinar, até final do mês de Junho, por todas as ilhas dos Açores, com o mote: “uma explosão artística dos Açores para o mundo”.

Edit Template
Notícias Recentes
Azores Airlines acaba com rotas deficitárias e vai concentrar operação no ‘hub’ Açores
Açores registam queda na transacção de imóveis no terceiro trimestre de 2024
Há dezenas de navios com tesouros naufragados no mar dos Açores
Há mais de meia centena de casas de luxo à venda em S. Miguel entre 1 e 3 milhões de euros
Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz celebra 28º aniversário com cantata de Natal
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores