O Presidente do Observatório de Turismo dos Açores, Carlos Santos, reuniu-se no passado dia 7 de Maio com o Representante do Turismo no Conselho de Maiorca, José Marcial Rodríguez Díaz.
Carlos Santos deslocou-se a Maiorca com o objectivo de assinar um protocolo de colaboração com o Observatório do Turismo Sustentável de Maiorca, permitindo partilhar experiências e boas práticas e conhecer, em primeira mão, os projectos em curso naquele Observatório.
Durante a visita, teve a oportunidade de conhecer o trabalho de implementação de uma plataforma de informação turística em Maiorca, abrangendo aspectos económicos, sociais e ambientais do turismo., indica uma nota daquele Observatório açoriano.
Diálogo permanente entre
os dois Observatórios
Ambos os organismos discutiram a gestão do Sistema de Inteligência Turística, a categorização dos indicadores e os quadros de comando utilizados para visualizar as informações.
Além disso, ambas as partes se comprometeram a manter um diálogo contínuo para continuar a avançar em trabalhos desenvolvidos por ambos os observatórios.
Após o encontro, Marcial Rodríguez Diaz destacou a importância da iniciativa, afirmando: “Reunir e compartilhar experiências e conhecimentos com outros observatórios fora das nossas fronteiras ajudar-nos-á a melhorar e a ter uma ferramenta mais completa e eficaz”.
O Observatório de Turismo Sustentável dos Açores e o Observatório de Turismo Sustentável de Maiorca fazem, ambos, parte do grupo de 39 Observatórios da Rede de Observatórios do Turismo Sustentável da Organização Mundial do Turismo (Rede INSTO), criada para monitorizar o desenvolvimento do turismo sustentável a nível de destino.
Observatório dos Açores
é o mais antigo de Portugal
O Observatório de Turismo Sustentável dos Açores, cujos sócios fundadores são a Região Autónoma dos Açores, a Associação de Turismo dos Açores e a Universidade dos Açores, tem como missão promover a análise, divulgação e acompanhamento da evolução da atividade turística de forma independente e responsável.
Trata-se do mais antigo Observatório Regional do Turismo em Portugal, tendo sido criado em 2006 e o segundo Observatório do Turismo, de entre a rede de Observatórios do Turismo Sustentável em Portugal, liderada pelo Turismo de Portugal, a integrar a rede INSTO, a seguir ao Observatório do Turismo Sustentável do Alentejo (ASTO).
Desde a sua criação, o Observatório do Turismo dos Açores tem contribuído para o desenvolvimento de um turismo sustentável na Região, integrando-se nas estratégias globais de desenvolvimento regional sustentável e colaborando com a DMO Açores, no processo de certificação dos Açores, pela empresa certificadora Earth Check, como primeiro destino turístico insular sustentável do mundo, processo em desenvolvimento, prossegue a nota do Observatório.
A colaboração entre ambos os Observatórios permite reforçar o compromisso partilhado com a sustentabilidade no turismo, promovendo uma troca de conhecimentos e boas práticas, que contribuirão para o desenvolvimento sustentável de ambos os destinos, conclui a nota enviada ao nosso jornal.