As empresas de navegação que ligam os portos de Portugal continental aos Açores (nomeadamente os de Leixões, Setúbal e Lisboa) não têm dado resposta às necessidades de transporte de carga para São Miguel.
A Mutualista Açoriana, a Transinsular e a GSLines Grupo Sousa, têm vindo com os navios cheios, havendo carga com semanas de atraso,
A situação é de tal forma complicada que o Grupo Automóvel Stellantis fretou um navio que sairá, provavelmente, ainda esta semana, de Lisboa, com automóveis para a Madeira e para a ilha de São Miguel, soube o nosso jornal.
De acordo com o site da Portos dos Açores, o ERK IZMIR, um navio destinado ao transporte de viaturas, com capacidade de transporte de cerca ce 600 automóveis, chegará na próxima semana, em princípio na Terça-feira, a Ponta Delgada, onde irá descarregar 164 viaturas.
As viaturas destinam-se à Peugeot, Citroën e Opel, entre outras marcas do Grupo Stellantis, que é representado nos Açores pela Centrum Açor, do empresário Sandro Paim e com relações estreitas com a 296, do empresário João Medeiros.
Recorde-se que o Grupo Stellantis é um grupo automóvel multinacional (França, Itália, EUA) formado a partir da união da italo-americana Fiat Chrysler Automobiles com a francesa PSA Group .
A sua sede localiza-se em Amsterdão, nos Países Baixos.
A palavra Stellantis tem as suas raízes no verbo latino stello que significa “iluminar com estrelas”.
Registado nos Países Baixos, o grupo reúne 14 marcas: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall, com presença em mais de 130 países, e fábricas em 30 países.
O nome Stellantis é usado exclusivamente como uma marca corporativa, enquanto os nomes e logotipos das marcas constituintes do grupo permanecem inalterados.
Em termos de vendas globais de veículos, dados de 2021, ano da sua criação, a Stellantis era a quinta maior montadora do mundo, atrás da Toyota, Volkswagen, Hyundai e General Motors.
Actualmente ocupa a quarta posição
Pelo terceiro ano consecutivo desde a sua criação, a Stellantis liderou o mercado automóvel total (veículos de passageiros + veículos comerciais ligeiros) em Portugal, em 2023, com um acumulado de 59.884 viaturas vendidas e uma quota de mercado de 26% (dados ACAP).
O Grupo liderou também o mercado de Veículos de Passageiros (VP) com 46.238 unidades e 23% de quota.
A liderança no mercado dos Veículos Comerciais (VCL) mantém-se inigualável, com uma quota de mercado de 48% e 13.646 unidades.
O Grupo foi também o Nº1 nas vendas no mercado de veículos eletrificados (BEV+PHEV), com 11.972 matrículas e uma quota de 18%.