O BPI e o Expresso reúnem esta sexta-feira cerca de meia centena de gestores e empresários, para abordar o tema da Economia Azul.
Trata-se da 3ª sessão do Acelerador de Sustentabilidade, uma iniciativa focada na capacitação de empresas e orientada para a transformação, que decorrerá em São Miguel, no Furnas Lake Forest Living, a partir das 11h30.
A abertura estará a cargo de Francisco Matos, Administrador Executivo do BPI, que vai analisar as oportunidades e desafios da Economia Azul.
Segundo os dados mais recentes, a economia azul representa cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) e 4% do emprego em Portugal.
Os Açores são protagonistas relevantes deste segmento da economia portuguesa, que abrange setores tão vastos como as energias renováveis, a biotecnologia azul, a aquacultura sustentável, o turismo marítimo costeiro e náutico, o transporte marítimo verde (green shipping), bem como as tecnologias de vigilância marítima para proteção do ambiente marinho.
O tema será trabalhado num workshop com as empresas presentes, que terão a oportunidade de partilhar conhecimentos e experiências, contando com o apoio de representantes do BPI, Expresso e da consultora de gestão EY, parceiros do projeto.
A sessão contará também com a presença da Administradora Executiva Indigitada Ana Rosas Oliveira, que apresentará as soluções que o BPI oferece para apoiar a transição sustentável das empresas.
A 3ª edição do Acelerador de Sustentabilidade conta com seis eventos, sobre seis temas e em seis cidades diferentes, onde serão apresentados exemplos práticos, estratégias e metodologias para avançar com o processo de transição sustentável. Além disso, todas as empresas têm a oportunidade de aceder a uma academia com conteúdos formativos sobre Mobilidade Sustentável, Turismo Regenerativo, Economia Azul, Cidades Inteligentes, Moda Sustentável e Desafio da Água na Agricultura.
Como parceiro das Empresas no acesso aos apoios públicos, o BPI disponibiliza o Portal BPI Apoios Públicos, uma plataforma digital gratuita para todo o mercado, sem necessidade de adesão ou de abertura de conta, que permite às empresas identificar oportunidades de candidatura a programas como o PRR, PT2030, PEPAC, Fundo Inovação e Horizonte Europa, incluindo benefícios fiscais, e subscrever alertas personalizados para os tipos de incentivos mais adequados às necessidades de investimento de cada empresa, maximizando o foco dos resultados.
Para cada tema abordado no Acelerador, o BPI apresenta as linhas de financiamento mais adequadas para suportar as empresas no seu processo de transição, bem como os investimentos exigidos para o cumprimento das metas ESG. Além da promoção de eventos para capacitação das empresas, do Portal BPI Apoios Públicos e das linhas de crédito que disponibiliza, o BPI dispõe ainda de equipas altamente qualificadas e especializadas, para apoiar as empresas na negociação e contratação de financiamentos estruturados de médio e longo prazo e promove consultoria personalizada a Clientes.