Edit Template

PS pede ao governo que publique os estudos dos sobrecustos na Saúde e na Educação

O grupo parlamentar do PS no Parlamento dos Açores requereu esta semana, ao Governo Regional (PSD/CDS/PPM), que envie aos deputados eleitos à Assembleia Legislativa Regional uma cópia dos estudos que tem em sua posse, relativos aos sobrecustos nas áreas da Educação e da Saúde, nos Açores.
Em causa estudos encomendados pelo Executivo à Universidade dos Açores e à Universidade Nova de Lisboa, para quantificar eventuais discrepâncias entre os custos nestas áreas na Região e no restante território nacional, advindos da insularidade.
O vice-presidente do Grupo Parlamentar, Carlos Silva realçou que o Governo Regional “já dispõe desta informação há meses e, mais uma vez, “optou por esconder e reservar para si”, ao contrário da tão apregoada transparência e procura por consensos que, na prática, “nunca existiu”.
Carlos Silva lembrou que o Secretário Regional das Finanças já deu conta, em março deste ano, há quatro meses, que estes estudos “indicam um sobrecusto de 28,6% ao nível dos cuidados de saúde primários, de 22,2% no que toca aos cuidados hospitalares e de 11% na área da educação” e alertou que estes dados de forma isolada, sem o conhecimento dos estudos na sua versão integral, “inviabilizam uma análise minuciosa e aturada dos documentos que, certamente, conterão outras informações relevantes e de interesse geral”.
“Conhecer estes estudos é de extrema importância para o conhecimento público e para o entendimento das particularidades e desafios enfrentados pela nossa Região nestas áreas. A publicação dos resultados já deveria ter ocorrido”, salientou o socialista.
“Este Governo da coligação PSD/CDS/PPM fez com estes estudos aquilo que sempre faz: guarda a informação para si, não divulga, não esclarece. O PS/Açores defende uma maior transparência, que permita aos cidadãos e entidades interessadas tomar conhecimento das conclusões e recomendações apresentadas, para que possa haver um debate mais informado e inclusivo sobre as necessidades e prioridades para os Açores”, finalizou o vice-presidente do grupo parlamentar do PS, Carlos Silva.

Edit Template
Notícias Recentes
Açores tiveram em 2024 o melhor ano turístico de sempre
“Tarifa Açores” custou 19 milhões de euros e governo não paga a tempo à SATA
Matriz e Furnas organizam hoje Festival de Sopas para angariar fundos para as Igrejas
Grande produção de documentários açorianos exibidos na ilha do Pico
7ª Minimaratona de leitura Moby Dick, em português, acontece hoje em Angra do Heroísmo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores