Edit Template

Pedro Nascimento Cabral destaca “trajecto ímpar e de sucesso” da Fajã de Cima

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, fez questão de marcar presença na sessão solene e comemorativa do 281.º aniversário da elevação da Fajã de Cima a Curato, tendo destacado o “trajecto ímpar e de sucesso” da freguesia desde que conquistou essa mesma autonomia administrativa e eclesiástica, em 1743.
“A Fajã de Cima pode orgulhar-se do seu trajecto ímpar e de sucesso, expresso no número de entidades que congrega e no exercício de actividades nos mais variados domínios, seja no desporto, cultura, indústria ou mesmo no sector social”, afirmou o autarca, na cerimónia realizada na sede da Junta da Fajã de Cima.
O Presidente do Município defendeu inclusivamente que a Fajã de Cima constitui-se como “um exemplo para muitas outras freguesias do país, de como se pode trabalhar junto das pessoas, com as pessoas e para as pessoas”.
Como tal, Pedro Nascimento Cabral renovou os compromissos já assumidos pela autarquia com vista “ao progresso social e económico” da Fajã de Cima, colocando a tónica da sua intervenção no reforço do parque habitacional e da capacidade de estacionamento na freguesia, assim como na renovação da escola EB1/JI Cecília Meireles.
Na ocasião, o autarca quis ainda salientar o autarca que a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem primado por uma relação “cooperativa e compreensiva” com a Junta de Freguesia da Fajã de Cima, indo ao encontro dos suas “justas” solicitações.
A exemplo disso mesmo, acrescentou Pedro Nascimento Cabral, “foi o aumento de 47% do apoio financeiro à Junta de Freguesia da Fajã de Cima”, em relação à verba transferida no ano passado ao abrigo do Contrato Inter-administrativo de Delegação de Competências.
Entretanto, Pedro Nascimento Cabral salientou o simbolismo de que se reveste a comemoração da elevação da Fajã de Cima a Curato e enalteceu a oportuna homenagem que foi feita pela Junta a sete pessoas que se destacaram pelo contributo dado ao desenvolvimento da freguesia.
“Para a Câmara Municipal de Ponta Delgada, a comemoração das principais efemérides das nossas freguesias, como é o caso de uma data como esta, são sempre motivo de orgulho. Especialmente, numa efeméride, em que a Junta reúne as principais forças vivas locais e homenageia, também, os filhos desta terra que mais se destacam pela sua dedicação à comunidade, em diversas áreas de actuação”, declarou o autarca.
Na cerimónia, refira-se, foram alvo de homenagem Roberto Silva, Maria de Fátima Costa, Francisco Paquete, Maria do Carmo Paquete, José António Sousa, Tibério Almeida e Maria Eduarda Almeida.
Estas pessoas, sublinhou Pedro Nascimento Cabral, “contribuíram para que a freguesia da Fajã de Cima evoluísse para a realidade que hoje conhecemos: uma das mais dinâmicas freguesias de Ponta Delgada”.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores